14 países qualificam-se em transporte aéreo tático

europen

A Força Aérea Portuguesa vai realizar, entre os dias 15 e 26 de junho, o exercício multinacional EATT15, no âmbito do programa de exercícios de Aeronaves de Transporte Aéreo Tático da Agência Europeia de Defesa.

Este exercício envolverá a participação da Força Aérea Portuguesa e do Exército Português assim como de forças da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Roménia, Suécia e do Reino Unido e ainda, como países observadores, o Brasil, os Estados Unidos da América e a Polónia, os quais ficarão sediados na Base Aérea nº 11, em Beja, estando as suas ações planeadas para o interior Centro/Norte de Portugal Continental.

O EATT15 tem como finalidade treinar e aprontar as tripulações das esquadras de transporte aéreo tático da Força Aérea, garantido desta forma, que as forças participantes estão prontas a cumprir as missões que lhes estão atribuídas em qualquer teatro de operações no seio da aliança europeia. Para além do treino individual, visa-se ainda aumentar a interoperabilidade entre as várias forças participantes.

A realização deste exercício não acarreta um custo adicional no orçamento da Força Aérea, uma vez que os participantes suportam os custos inerentes à sua participação. Por outro lado a Força Aérea, para além de treinar e qualificar as suas tripulações em território nacional, sem dissipar recursos financeiros na aquisição do treino no panorama internacional, consegue ainda operacionalizar de forma transversal outras áreas de apoio e suporte necessárias à projeção das suas forças.

Foi ainda atribuída à Força Aérea a responsabilidade de produzir doutrina europeia para a operação conjunta de aeronaves de transporte aéreo tático. O resultado desta iniciativa, inovadora no seio da EDA, é a elaboração de um manual tático que permitirá em qualquer teatro operacional presentemente, standardizar os procedimentos de operação de aeronaves de transporte aéreo tático.

Este exercício conta com a participação de 2.500 militares e 20 aeronaves.

Categorias:Diversos Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

CDOS encena acidente em embarcação para testar resposta CDOS encena acidente em embarcação para testar resposta
Portugal prepara-se para o risco sísmico e de tsunami Portugal prepara-se para o risco sísmico e de tsunami
Força Aérea Portuguesa comemora 63º aniversário Força Aérea Portuguesa comemora 63º aniversário
NATO treina proteção portuária em Portugal NATO treina proteção portuária em Portugal

Responder

Enviar Comentário


três − = 1

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.