CENCAL no Nacional das Profissões em 3 modalidades

CENCAL no Campeonato Nacional das Profissões com 9 formandos em 3 modalidades.

world_skills_portugalO 42º Campeonato Nacional das Profissões de 2016 está a decorrer em Coimbra desde este domingo, dia 22, até 27 de maio. A cerimónia de abertura teve lugar no Parque Verde da Cidade de Coimbra. A cerimónia de encerramento e de entrega dos prémios decorrerá no Centro de Congressos do Convento S. Francisco na tarde de sexta-feira, dia 27. A maioria das provas decorrerá no Centro de Formação Profissional de Coimbra, na Pedrulha.

O Campeonato reúne 400 jovens de todo o país, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, dos 17 aos 25 anos, numa mostra de 48 profissões, com o objetivo de apurar os representantes lusos ao Campeonato Europeu e ao Campeonato do Mundo das Profissões. Estes 400 jovens foram apurados à escala nacional em centros de emprego e formação profissional, escolas profissionais, entidades formadoras e empresas. As provas envolvem situações reais de trabalho em 48 profissões dos mais diversos sectores de atividade. É pois de Coimbra que vão sair os representantes de Portugal ao 5º Campeonato Europeu das Profissões – que se realiza em dezembro de 2016 em Gotemburgo, na Suécia – e ao Campeonato do Mundo das Profissões, agendado para 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (Caldas da Rainha) está presente na 42ª edição do Campeonato Nacional das Profissões com 9 formandos, garantindo a presença em três profissões: Marcenaria, Desenho Gráfico e na primeira edição em Portugal da Cerâmica Criativa.

Além disso o CENCAL também está presente com dois jurados e dois presidentes do júri, estes últimos nas profissões de Marcenaria e Cerâmica Criativa, em que o Centro de Formação Profissional da Indústria Cerâmica é um referencial a nível nacional.

A liderança para a introdução da profissão de Cerâmica Criativa coube ao CENCAL com o apoio do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato de Coimbra, instituições onde se ministram os cursos de Cerâmica Criativa. Contudo, já foi contactada a coordenação do Agrupamento Territorial Europeu das Cidades Cerâmicas, para conjuntamente com as associações nacionais das cidades cerâmicas, poder estender o concurso a nível europeu num primeiro momento, e a nível mundial num segundo momento.

Naturalmente que a produção cerâmica é uma das profissões mais antigas no mundo e que tem aprendizagens em muitos países dos quatro cantos do globo.

Categorias:Educação Tags: ,

Também pode ser do seu interesse:

Campeonato Nacional das Profissões: Ouro para o CENCAL Campeonato Nacional das Profissões: Ouro para o CENCAL
CENCAL Alcobaça tem novas instalações CENCAL Alcobaça tem novas instalações
Apoio à formação do CENCAL na cerâmica e no vidro Apoio à formação do CENCAL na cerâmica e no vidro

Responder

Enviar Comentário


+ dois = 11

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.