De olho na Vespa Velutina!

Cooperativa Terra Chã de olho na Vespa Velutina!

Ninho de Vespa Velutina (in Wikipedia).

Ninho de Vespa Velutina (in Wikipedia).

Estando a terminar a época realmente invernal, entramos agora numa fase em que a Vespa Velutina sai da sua hibernação e reinicia o seu ciclo biológico. Simultaneamente, dado que os primeiros meses do ano foram extremamente adversos para a apicultura, um pouco por todo o país, boa parte do efetivo apícola está bastante enfraquecido, sem reservas para um bom arranque primaveril.

Esta mistura de enxames fracos e desenvolvimento da Vespa Velutina levará à morte de muitas colmeias e a uma menor produção de mel.

Por outro lado, esta diminuição de abelhas causada pelo mau tempo, levará também à falta de alimento para a Vespa que, possivelmente, terá de colonizar outros pontos do país para que se possa alimentar. Será, portanto, mais um passo para o alastrar da Vespa pelo país.

A Cooperativa Terra Chã mantém-se atenta ao problema e estará presente na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, no dia 8 de junho, a convite da Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, para dar o seu contributo neste tema.

Como é melhor prevenir do que remediar, a Cooperativa Terra Chã está disponível para colaborar com o Município na dinamização de um plano de ação que vise a prevenção, deteção precoce e combate à Vespa Velutina.

Texto: Pedro Mendonça

Categorias:Economia Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Terra Chã com a Rede Rural Nacional na FNA Terra Chã com a Rede Rural Nacional na FNA
Santarém recebe Conferência Internacional da CAP Santarém recebe Conferência Internacional da CAP
Vespa Velutina leva Terra Chã à Assembleia da República Vespa Velutina leva Terra Chã à Assembleia da República

Responder

Enviar Comentário


três − = 2

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.