Dia 13 de outubro a TERRA TREME

A TERRA TREME é uma ação de preparação a realizar em todo o território nacional a 13 de outubro, às 10h13.

No próximo dia 13 de outubro, às 10h13 – Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pelas Nações Unidas – todos os cidadãos são desafiados a participar num exercício de preparação para o risco sísmico, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em conjunto com diversas entidades públicas e privadas.

A iniciativa A TERRA TREME é um exercício de um minuto, que ajudará toda a população a conhecer e a praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.

a_terra_treme

Durante o exercício, os cidadãos devem BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, AGUARDAR até que a “terra pare de tremer”.

Nesta 4ª edição, a Proteção Civil destaca o trabalho conjunto com o Ministério da Educação na promoção da Educação para o Risco junto das Escolas – do pré-escolar ao secundário, num incentivo claro a uma cidadania ativa, solidária e responsável em matéria de proteção civil. O planeta tem riscos, temos de aprender a conviver com os riscos, apostar na prevenção e numa educação que promove a preparação das novas gerações para situações de emergência de maior gravidade.

Acima de tudo, A TERRA TREME é uma ação de sensibilização que esclarece sobre “o que fazer” e “não fazer” em caso de sismo, informação resumida em 7 PASSOS e que valoriza a autonomia e a capacitação dos cidadãos e famílias.

Para se inscrever na iniciativa, mostrando o seu interesse e a sua adesão a esta campanha, basta aceder awww.aterratreme.pt.

Promova a animação desse minuto, o debate e a partilha de ideias, antes ou após o exercício, de forma a melhorar algumas fragilidades identificadas, organizando desde já o exercício do próximo ano!

Categorias:Diversos Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Mosteiro de Alcobaça nas Jornadas Europeias do Património Mosteiro de Alcobaça nas Jornadas Europeias do Património
EXPO FUNERÁRIA na Exposalão, na Batalha EXPO FUNERÁRIA na Exposalão, na Batalha
As pessoas com demência beneficiam com terapias de grupo As pessoas com demência beneficiam com terapias de grupo
Centro de Dia de Alcobertas, à espera do PORTUGAL 2020 Centro de Dia de Alcobertas, à espera do PORTUGAL 2020

Responder

Enviar Comentário


− dois = 3

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.