Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios para 2016.

Caminhada à beira de água – o antigo sistema hidráulico da Abadia de Alcobaça – 16 de abril

Porque o antigo sistema hidráulico da Abadia de Alcobaça está inserido no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema «Desporto, um património comum», a Caminhada à beira da água realiza-se no próximo dia 16 de abril (sábado), com início às 9h30, em frente ao Mosteiro de Alcobaça.

Os participantes, em número limitado a 30 pessoas, deverão trajar fato informal (calças e ténis), pois a visita inclui o reconhecimento do sistema adutor, num trajecto rural.

Dado que uma parte da caminhada inclui um segmento subterrâneo (facultativo), será boa ideia levarem uma pequena “lanterna” eléctrica (por exemplo: telemóvel).

Esta visita, que terminará cerca das 17h00, pretende mostrar o importante contributo dos mosteiros para o conhecimento hidrotécnico medieval. A este propósito, é aconselhada a leitura do estudo do Professor Virgolino Jorge – que orientará a caminhada –, acerca do antigo sistema hidráulico monástico alcobacense, disponível on-line em https://uevora.academia.edu/VirgolinoJorge.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deverá ser feita até ao próximo dia 8 de abril, através do e-mail visitas@malcobaca.dgpc.pt ou pelo telefone 262 505 120.

Categorias:Diversos Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Visita ao antigo sistema hidráulico da Abadia de Alcobaça Visita ao antigo sistema hidráulico da Abadia de Alcobaça

Responder

Enviar Comentário


+ 1 = sete

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.