HDS – nota máxima para a Consulta de Doenças Auto-Imunes

Dra. Petra Pego, Dra. Cristina Santos, Dr. João Matos Costa (coordenador), Enfa. Nélia Ribeiro, Enfa. Célia Monteiro.

Da esquerda para a direita, Dra. Petra Pego, Dra. Cristina Santos, Dr. João Matos Costa (coordenador), Enfa. Nélia Ribeiro e Enfa. Célia Monteiro.

A Consulta de Doenças Auto-Imunes do Hospital Distrital de Santarém avaliada com grau máximo de qualidade.

A Consulta de Doenças Auto-Imunes do Hospital Distrital de Santarém (HDS), em 28 de junho último recebeu uma auditoria clínica efetuada pelo Departamento de Qualidade da Saúde da Direcção Geral da Saúde, que lhe atribuiu a classificação máxima, com 100% de conformidade com as normas em vigor.

Os parâmetros da avaliação incidiram sobre a constituição da equipa médica, a respetiva experiência e a resposta em situação de urgência, incluindo Hospital de Dia.

A Consulta de Doenças Auto-Imunes (DAI) do Hospital Distrital de Santarém funciona diariamente entre as 14 e as 17 horas, com apoio de Hospital de Dia entre as 9 e as 17 horas.

Criada em 2006 e cumprindo a exigência dos sucessivos diplomas legais para a prescrição de terapêutica biotecnológica na Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Artrite Psoriática e Artrite Idiopática Juvenil, a consulta foi certificada pela Direcção-Geral da Saúde em 2008, 2012 e anualmente desde 2014. Entre 2015 e 2019 é sede da coordenação nacional do RIDAI – Registo Informático de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Trata-se de uma consulta em crescimento contínuo, actualmente com 719 doentes em seguimento, 64 dos quais tratados com fármacos biotecnológicos. No ano de 2016 esta unidade efectuou 1 388 consultas, 212 das quais primeiras.

A progressiva diferenciação clínica e científica nesta área por parte do serviço de Medicina III, além da melhoria dos cuidados prestados aos doentes do HDS devido à inovação terapêutica, é um estímulo ao desempenho dos médicos especialistas em geral e à fixação dos jovens internos mais capacitados, em particular.

Existem actualmente 44 consultas de Doenças Auto-Imunes,com ampla dispersão territorial nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde; sendo a sua existência tida em conta pela Ordem dos Médicos na atribuição de idoneidade para a formação de especialistas em Medicina Interna. São também uma das 4 áreas especiais de referenciação previstas no Programa Consulta a Tempo e Horas do Ministério da Saúde, a par da Diabetes, Dor e Senologia (também disponíveis no HDS).

Fonte: HDS/Dr. João Matos Costa

Categorias:Saúde Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Enfartes fazem mais vítimas quando o frio aperta Enfartes fazem mais vítimas quando o frio aperta
Dor neuropática afeta a qualidade de vida dos doentes Dor neuropática afeta a qualidade de vida dos doentes

Responder

Enviar Comentário


6 − = dois

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.