24º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores

Fundação da Juventude abre candidaturas para projetos científicos inovadores.

fundacao_juventudeAté 22 de abril, estão abertas as candidaturas para a 24ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores. Para os melhores projetos há mais de 6.000€ em prémios e a oportunidade de participarem em certames internacionais com os trabalhos das mais variadas áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Energia/Eficiência Energética, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática ou Química.

A participação no 24º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é aberta a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, desde que tenham um projeto/trabalho científico inovador que tenha sido concluído antes da entrada no ensino superior.

Desenvolvido pela Fundação da Juventude desde 1992, o Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores tem como objetivos promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação. “O Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é uma das fortes apostas da Fundação da Juventude na promoção da ciência e da tecnologia bem como do espírito empreendedor junto dos jovens estudantes. Entendemos que é uma forma de estimular os jovens pré universitários a apostarem nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) consideradas hoje, e na próxima década, as áreas de maior empregabilidade, tanto a nível nacional como internacional”, acrescenta Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude.

A avaliação e a seleção dos trabalhos cabe a um Júri designado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o qual integra professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas, para além de representantes da Fundação da Juventude, da Ciência Viva, da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, Agência para a Energia e da Agência Portuguesa do Ambiente.

A lista de projetos selecionados para estarem presentes na 10ª Mostra Nacional de Ciência, que decorre nos dias 30 de maio e 1 de junho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, será publicada no website do Concurso até meados de maio.

Cartaz_JCI2016_final_AF

Promovido pela Fundação da Juventude com o apoio do Museu da Eletricidade, Fundação EDP, Direção Geral de Educação, Ciência Viva, Fundação Luso-Americana de Desenvolvimento, Astrazeneca, Porto Editora, Adene, Lipor, MEO, Intel, Pousadas da Juventude e Cartão Jovem, o Concurso pretende incentivar um espírito competitivo nos jovens, através da realização de projetos/trabalhos científicos inovadores. A submissão de trabalhos deve ser feita até 22 de abril através do formulário disponível em www.fjuventude.pt/jcientistas2016.

A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada na Formação, Empreendedorismo e apoio ao Emprego Jovem. Foi criada por escritura notarial a 25 de setembro de 1989, pela mão de 21 instituições públicas e privadas e declarada instituição de utilidade pública, em março de 1990. De âmbito nacional, a Fundação da Juventude tem sede na cidade do Porto e uma delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Categorias:Ciência, Em Destaque Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

PEJENE. Ainda há 29 vagas no distrito de Santarém PEJENE. Ainda há 29 vagas no distrito de Santarém
Aberto o 25º Concurso Jovens Cientistas Aberto o 25º Concurso Jovens Cientistas
Estágios financiados em PME’s para jovens licenciados Estágios financiados em PME’s para jovens licenciados

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.