G.N.R. – Operação Baco, na estrada de 15 a 28 de maio

G.N.R lança Operação Baco para fiscalizar a condução sob a influência de álcool.

A G.N.R. – Guarda Nacional Republicana, a partir de terça-feira, dia 15 e até dia 28 de maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária e aumentar o sentimento de segurança dos utentes da via.

As ações de fiscalização da G.N.R. serão direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, estando empenhados militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.

Desde o início do ano e até ao dia 13 de maio, foram fiscalizados cerca de 540 mil condutores, tendo sido registados 8 239 com excesso de álcool no sangue; destes, 3 332 exerciam a condução com uma taxa crime igual ou superior a 1.2 gramas por litro (g/l).

A condução sob a influência do álcool é uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave em Portugal, pelo que importa esclarecer que o risco de envolvimento em acidente mortal aumenta, quanto maior for a concentração de álcool no sangue; vejamos:

  • 0,50 g/l | o risco aumenta 2 vezes;
  • 0,80 g/l – o risco aumenta 4 vezes;

  • 0,90 g/l – o risco aumenta 5 vezes;

  • 1,20 g/l – o risco aumenta 16 vezes.

Perante estes números, garante a G.N.R. que “continuará a intensificar ações de fiscalização no âmbito da condução sob a influência do álcool, no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas”.

Categorias:Nacional Tags: , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

GNR: do atropelamento em Alcanena ao furto de cortiça em Coruche GNR: do atropelamento em Alcanena ao furto de cortiça em Coruche
Agrediu militar e o tribunal colocou-o em prisão preventiva Agrediu militar e o tribunal colocou-o em prisão preventiva
Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém
Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.