Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números

Mapa de Movimentos efetuados no período de 20 a 26/8/2018.

Os Mapas de Movimentos permitem-nos ficar com uma noção da dimensão das atividades realizadas pelos Bombeiros  Voluntários de Rio Maior, em cada período indicado e da sua média mensal ao longo do ano.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

O que o tempo não apagou.

“Aconteceu há 34 anos!…

Em 8 de dezembro de 1983 a direção e o comando dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior comemoraram 90 anos de atividade (1893/1983). Nesse dia de há 34 anos foi muito gratificante e uma felicidade eterna poder juntar numa mesma fotografia o Corpo de Bombeiros e a direção da Associação. Não foi uma tarefa fácil.

Em 1983 estava-se perante uma crise financeira motivada pela segunda assistência do Fundo Monetário Internacional a Portugal em menos de uma década. Mesmo assim e com os poucos recursos financeiros que naquele tempo a Associação dispunha, foi possível no aniversário de 8 de dezembro de 1983 promover um conjunto de iniciativas que envolveram a atribuição de condecorações por tempo de serviço e a apresentação de novos equipamentos de combate a incêndios, tendo o dia 8 de dezembro de 1983 terminado com o tradicional baile de início de época que só acabava no Domingo de Páscoa e que naquele tempo era dedicado aos sócios e às suas famílias que ao som da Orquestra de Figueira Padeiro (Era a orquestra que o presidente da direção João Frazão Teixeira mais gostava por ser a orquestra que mais e melhor tocava e aquela que tinha melhores preços) os bombeiros e as famílias dançavam e conviviam pela noite fora no amplo salão de festas da Associação.”

Há 34 anos o Corpo de Bombeiros e a direção da Associação em 8 de dezembro de 1983.

Este artigo está publicado na edição nº 1522 de 8/12/2017 do jornal Região de Rio Maior, na coluna «O que o tempo não apagou», que Casimiro Lopes assinava. As fotos (esta, a do facebook e a de destaque) são também da sua coleção.

Notas

Na fotografia de chamada inserida no facebook veem-se: pela direção, António José Marques Pereira, Afonso da Costa Tomás, Casimiro Lopes, João Frazão Teixeira (presidente) e Manuel Tavares Lopes; pela assembleia geral, José da Silva Pulquério (presidente) e António Machado Feliciano Júnior (secretário); pelo conselho fiscal, Fernando Sequeira Aguiar (secretário) que também exercia a função de ajudante médico no Corpo de Bombeiros.

Na inagem de destaque na página de rosto do site, veem-se o bombeiro João Carlos e António Alberto Figueiredo da Silva, ajudante do Comando, a receberem uma distinção há 34 anos.

Categorias:Rio Maior Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional
Região | Agrupamento Marinhas do Sal de Rio Maior, na Suécia Região | Agrupamento Marinhas do Sal de Rio Maior, na Suécia
Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo
Região | Junta de Rio Maior apoia empresários da restauração Região | Junta de Rio Maior apoia empresários da restauração

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.