6 de Novembro: inaugurações e homenagens

O Feriado Municipal do 181º aniversário do Concelho de Rio Maior tem esta manhã a sua Sessão Solene Comemorativa.

Os campos de Ténis e Padel.

As comemorações deste 6 de Novembro principiaram no domingo, dia 5, com a inauguração dos Campos de Ténis e de Padel do Complexo de Piscinas Municipais, um investimento da DESMOR na ordem dos 75 000 euros.

Os campos de Ténis e Padel na hora do tradicional descerrar da placa inaugural.

Quem conheceu o CAO – Centro de Atividades Ocupacionais de «O Ninho», há uns anos, dificilmente reconhecerá aquilo que é, a partir de agora, o Espaço Polivalente de Apoio ao Centro Escolar Latino Coelho. Ali, as crianças da escola poderão desenvolver atividades de índole diversa, desde logo as desportivas.

Em cima, à direita, o Espaço Polivalente de Apoio ao Centro Escolar Latino Coelho. Em baixo, a presidente do Município, Isaura Morais, com a vereadora da Educação, Ana Filomena Figueiredo e a professora responsável pelo Centro Escolar que sensibilizou a autarquia para a necessidade da recuperação do espaço do antigo CAO.

O Paço Real, foi o passo seguinte neste circuito inaugural, a que o executivo prefere chamar de “obra feita, entrega à população para o seu usufruto”. O Paço Real pode dizer-se que é o edificado existente no Alto dos Bombeiros: o antigo quartel, nos últimos anos sede do Agrupamento de Escuteiros nº 403 de Rio Maior; é lá que está fixada a placa inaugural da sua requalificação. Em frente encontra-se o Salão dos Bombeiros, cuja reabilitação é realmente uma das obras bem conseguidas: uma das paredes até está revestida com uma fiada de espelhos grandes, para que os ensaios da dança tenham outra rendibilidade, isto para não falar da beleza que dão ao local.

Em cima, a placa a atestar a inauguração das obras de requalificação da sede dos Escuteiros. Em baixo um aspeto do interior do edifício.

Ainda no Alto dos Bombeiros, mais adiante ergue-se a antiga Escola Comercial de Rio Maior, ex-Biblioteca Municipal e ex-local de ensaios do extinto Coral e Orquestra Típica de Rio Maior. O edifício levou obras de restauro e adaptação a outras funções, que num ou noutro aspeto já desempenhava. Chama-se agora Centro de Artes e Ofícias António Feliciano Júnior. Da parte de trás, onde existiam ruínas de uma casa e matagal, foi agora construído um agradável espaço de lazer para os utentes do edifício e visitantes.

Em cima, a antiga Escola Comercial de Rio Maior, agora Centro de Artes e Ofícios António Feliciano Júnior. Em baixo, momento da inauguração da requalificação do edifício.

As cerimónias do dia terminariam no Salão dos Bombeiros com a entrega a do 2º volume do livro dos Presidentes de Câmara Municipal de Rio Maior aos ex-autarcas ou seus familiares, bem como à atual presidente. Momento informal de reconhecimento do trabalho desenvolvido por cada um desses autarcas desde 1974. Dançarinas e dançarinos do Polo de Rio Maior da Associação de Danças Desportivas de Tremês exibiram-se a intervalos, sendo muito aplaudidos.

Em cima, a assistência na entrega do livro. Na mesa, a presidente da Câmara, Isaura Morais tem à sua direita a vereadpra da Educação e da Culrura, Ana Filomena Figueiredo, e à sau esquerda o ex-vice-presidente, Carlos Frazão que apresentou o livro.

Hoje, 6 de Novembro, agora às 10 ao içar da Bandeira na Praça da República, às 10h15 a Sessão Solene, às 11h30, no Jardim Municipal, a deposição de coroas de flores no Obelisco dos Fundadores do Concelho, no Monumento aos Combatentes e na Estátua de Nuno Álvares Pereira (Nuno de Santa Maria), padroeiro dos Escuteiros. Segue-se, às 12h, na Igreja Paroquial, uma Missa por Alma dos Riomaiorenses falecidos e finalmente, às 13h, o XXII Encontro de Idosos, a ter lugar no Pavilhão Multiusos.

Categorias:Rio Maior

Também pode ser do seu interesse:

Fátima: furto de gasóleo acaba em detenção Fátima: furto de gasóleo acaba em detenção
Luís de Deus e José Mário vencem 1º Torneio de Padel Luís de Deus e José Mário vencem 1º Torneio de Padel
Adega Porta de Teira organiza Mercado de Natal Adega Porta de Teira organiza Mercado de Natal
Elisabete Jacinto é madrinha de Corrida Solidária Elisabete Jacinto é madrinha de Corrida Solidária

Responder

Enviar Comentário

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.