A Beleza da Mãe de Deus é mote de exposição

A Beleza da Mãe de Deus, numa exposição proposta pelo Museu Diocesano de Santarém.

A_Beleza_da_Mae_de_Deus

Celebrar a Virgem Maria é recordar a história desta mulher bela, cujo “sim” aos mistérios de Deus permitiu ao Filho marcar a narrativa da Humanidade através dos caminhos da salvação.

Por isso, o Museu Diocesano de Santarém propõe a todos uma exposição temporária, onde, a par da exposição permanente e do percurso pela Catedral, será possível olhar e aprofundar a beleza de Maria através da arte.

Organizada em três núcleos, a exposição, que decorrerá no refeitório jesuíta, procura apresentar uma cronologia com os principais momentos da vida da Virgem Mãe, seguindo-se uma abordagem às inúmeras invocações marianas – títulos que o Povo de Deus, ao longo dos tempos, foi atribuindo a Maria pela sua particular intercessão.

Por fim, em pleno centenário das Aparições de Fátima, uma memória à Cova da Iria, à Senhora vestida de luz – e aos pastorinhos, agora santos –, invocação particularmente acarinhada pelos portugueses.

Reunindo obras dos séculos XVI ao XX, na maioria peças desconhecidas do público, esta exposição apresenta sobretudo pintura e escultura, segundo a temática que pretende transmitir.

Esta exposição é fruto de uma organização do Museu Diocesano de Santarém e da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santarém, à qual se associou uma parceria do Museu do Santuário de Fátima (que cedeu um conjunto de quatro esculturas de grandes dimensões), e o apoio particular das Paróquias de Alcobertas, Alpiarça, Azinhaga, Cartaxo, Marvila – Santarém, São Nicolau – Santarém, Salvador-Sé, Santa Iria da Ribeira de Santarém e Pontével.

Esta exposição é ainda o momento de apresentação pública de duas pinturas sobre tela, atribuídas à escola de Bento Coelho da Silveira, generosamente doadas ao Museu Diocesano de Santarém por José Torgal Roque Dias, ilustre escalabitano.

A inauguração decorreu neste domingo, dia 28 de maio.

A exposição estará patente ao público até ao dia 16 de outubro de 2017.

Categorias:Artes e Cultura, Em Destaque Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios
Dê troco a quem precisa Dê troco a quem precisa
Judo: AJDS distingue atleta, treinadores e clube de Rio Maior Judo: AJDS distingue atleta, treinadores e clube de Rio Maior
III mostra de Doces Conventuais em Santarém III mostra de Doces Conventuais em Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.