A Beleza da Mãe de Deus é mote de exposição

A Beleza da Mãe de Deus, numa exposição proposta pelo Museu Diocesano de Santarém.

A_Beleza_da_Mae_de_Deus

Celebrar a Virgem Maria é recordar a história desta mulher bela, cujo “sim” aos mistérios de Deus permitiu ao Filho marcar a narrativa da Humanidade através dos caminhos da salvação.

Por isso, o Museu Diocesano de Santarém propõe a todos uma exposição temporária, onde, a par da exposição permanente e do percurso pela Catedral, será possível olhar e aprofundar a beleza de Maria através da arte.

Organizada em três núcleos, a exposição, que decorrerá no refeitório jesuíta, procura apresentar uma cronologia com os principais momentos da vida da Virgem Mãe, seguindo-se uma abordagem às inúmeras invocações marianas – títulos que o Povo de Deus, ao longo dos tempos, foi atribuindo a Maria pela sua particular intercessão.

Por fim, em pleno centenário das Aparições de Fátima, uma memória à Cova da Iria, à Senhora vestida de luz – e aos pastorinhos, agora santos –, invocação particularmente acarinhada pelos portugueses.

Reunindo obras dos séculos XVI ao XX, na maioria peças desconhecidas do público, esta exposição apresenta sobretudo pintura e escultura, segundo a temática que pretende transmitir.

Esta exposição é fruto de uma organização do Museu Diocesano de Santarém e da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santarém, à qual se associou uma parceria do Museu do Santuário de Fátima (que cedeu um conjunto de quatro esculturas de grandes dimensões), e o apoio particular das Paróquias de Alcobertas, Alpiarça, Azinhaga, Cartaxo, Marvila – Santarém, São Nicolau – Santarém, Salvador-Sé, Santa Iria da Ribeira de Santarém e Pontével.

Esta exposição é ainda o momento de apresentação pública de duas pinturas sobre tela, atribuídas à escola de Bento Coelho da Silveira, generosamente doadas ao Museu Diocesano de Santarém por José Torgal Roque Dias, ilustre escalabitano.

A inauguração decorreu neste domingo, dia 28 de maio.

A exposição estará patente ao público até ao dia 16 de outubro de 2017.

Categorias:Artes e Cultura, Em Destaque Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Amêijoa-japónica apreendida em Santarém pela Polícia Marítima Amêijoa-japónica apreendida em Santarém pela Polícia Marítima
DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano
ESAs na Prevenção de Incêndios e Proteção das Florestas ESAs na Prevenção de Incêndios e Proteção das Florestas
Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.