A EPRM e os Desportos de Natureza: simbiose perfeita!

Os Desportos de Natureza e a Escola Profissional de Rio Maior: a simbiose perfeita!

O Grupo Disciplinar de Educação Física da Escola Profissional de Rio Maior organizou pelo 5º ano consecutivo, um dia dedicado às Atividades de Exploração da Natureza. Esta atividade surgiu, em primeiro lugar, para servir de momento avaliativo do Módulo de Atividades de Exploração da Natureza I e, em segundo lugar e não menos importante, como uma forma de proporcionar aos alunos novas experiências e vivências num ambiente mais informal, em pleno espírito de companheirismo e camaradagem, com os demais colegas e professores.

E assim foi no dia 8 de outubro de 2015. O relógio marcava 08 horas e 20 minutos, o sol espreitava por entre os ramos das árvores em direção à Escola, aquecendo todos aqueles que por ali se encontravam, dando laivos de que iria ser um grande dia.

O encontro dos 115 alunos, das 4 turmas de 10º ano, e professores foi feito na escola, para que todos se pudessem preparar e organizar da melhor forma. De seguida, todos se dirigiram para os autocarros que os levariam até Peniche (Praia da Gamboa), local onde decorreriam as várias atividades de exploração da natureza.

13-10eprmgrupo

A agitação era muita e a adrenalina cada vez mais à flor da pele, até que era chegada a altura da divisão dos vários alunos em três grupos para iniciarem as atividades programadas. Os alunos teriam que realizar as atividades, umas da parte da manhã outras da parte da tarde. As atividades eram as seguintes:

— Surf e Bodyboard a atividade de maior destaque, pela sua especificidade, dificuldade e de maior inacessibilidade. Os alunos tiveram uma aula de Surf e Bodyboard onde obtiveram conhecimentos teóricos básicos (segurança e técnica), para logo de seguida colocarem em prática, da melhor forma possível e começarem a “surfar”;

13-10eprmelas

— Corrida de orientação – Os alunos percorriam um percurso com vários pontos marcados num mapa, em trios, numa corrida contra o tempo;

— e Jogos de Praia, com vários jogos de dinâmica de equipa, testando a coesão dos membros da mesma.

13-10eprmsurfistas

Com esta atividade, “fora de portas”, a EPRM pretende que os seus alunos desenvolvam várias “soft skills” tais como o companheirismo, a solidariedade entre pares, o espírito de grupo, a autonomia, a responsabilidade e que, acima de tudo, saiam da sua “zona de conforto” e se desafiem a si próprios.

Categorias:Educação Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Parcerias entre o ensino profissional e as empresas Parcerias entre o ensino profissional e as empresas
EPRM prepara XXIV Jornadas Profissionais EPRM prepara XXIV Jornadas Profissionais
EPRM: 27 estagiários regressaram de países europeus EPRM: 27 estagiários regressaram de países europeus
Professores de Rio Maior trocam experiências na Lituânia Professores de Rio Maior trocam experiências na Lituânia

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.