A estátua ao Agricultor e a seara

Porque é tempo de falar em turismo falemos da estátua ao Agricultor em Rio Maior e a seara…

Encomendada pela Confederação dos Agricultores de Portugal ao Escultor Luís Valadares, a Estátua ao Agricultor foi erigida em 25 de novembro de 2000 na Praça da República em Rio Maior, por ocasião das comemorações do 25º aniversário da CAP, fundada em 24 de novembro de 1975 na sequência dos acontecimentos de 13 de julho desse ano nesta cidade e concelho, data essa que ficou para a História como sendo o Dia do Agricultor Livre.
 
Numa placa na base da estátua lê-se: «Monumento ao agricultor – Àqueles que da terra garantiram a iniciativa privada e a liberdade em Portugal.»
 
A estátua – uma bela obra de arte – representa um agricultor com o filho sobre os ombros a apontar simbolicamente o futuro, ao mesmo tempo que o pai afaga a seara representando o pão que é o fruto da produção dos campos.
Esta foto do arquivo do jornal Região de Rio Maior data de 25/11/2000, quando da inauguração da Estátua ao Agricultor na cidade de Rio Maior. Observe o canto inferior esquerdo e verá alguns "pés" da seara que completava o monumento que faz todo o sentido restaurar.

Esta foto do arquivo do jornal Região de Rio Maior data de 25/11/2000, quando da inauguração da Estátua ao Agricultor na cidade de Rio Maior. Observe o canto inferior esquerdo e verá alguns “pés” da seara que completava o monumento que faz todo o sentido restaurar.

O agricultor da estátua afaga a seara, não! Afagava a seara… Porque já não a tem; desde cedo lha roubaram! Há sempre uns malandrins a deitarem a mão ao pão dos outros…
Brincadeira de mau gosto ou patifaria, o certo é que o monumento ficou desfigurado e era bom que o “quadro” fosse restaurado. Rio Maior merece, os agricultores portugueses merecem e a própria obra também.
Alguns dirão: Oh! Já está assim há tanto tempo… Pois está, mas não devia estar nem deve continuar a estar! Custe o que custar, doa a quem doer, a verdade é que o monumento celebra a defesa da iniciativa privada e a liberdade em Portugal, que são atributos da Democracia. Além disso é uma obra de arte e como tal deve ser cuidada, estimada e reabilitada se e quando necessário – o que é o caso.
Texto e foto: Carlos Manuel
Categorias:Rio Maior Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Efluentes pestilentos continuam a poluir a ribeira e o ar que se respira Região | Efluentes pestilentos continuam a poluir a ribeira e o ar que se respira
Região | Gestão do Desporto juntou mais de 300 congressistas Região | Gestão do Desporto juntou mais de 300 congressistas
Região | Cláudio Matias é o Bombeiro de Mérito 2017 da AHBVRM Região | Cláudio Matias é o Bombeiro de Mérito 2017 da AHBVRM
Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.