A história de Arrouquelas através das suas fontes

«Fountains of Youth»: a História de Arrouquelas através das suas fontes

O êxito de um Campo de Trabalho Internacional

O conjunto de jovens vindos de vários pontos do Mundo, jovens locais e dirigentes da H2O que fizeram rejuvenescer as 5 fontes de Arrouquelas.

O conjunto de jovens vindos de vários pontos do Mundo, jovens locais e dirigentes da H2O que fizeram rejuvenescer as 5 fontes de Arrouquelas.

«Fountains of Youth» foi mais um grande projeto internacional dinamizado pela H2O atingindo por completo os seus objetivos. Suportado pelo Instituto Português de Desporto e Juventude, devolveu a Arrouquelas um espaço bastante agradável e que é também património da freguesia.

Trabalhando na fonte do Pote.

Trabalhando na fonte do Pote.

Construídas numa altura em que eram fundamentais para a ajuda à agricultura e com uma grande importância social, sendo também locais onde as pessoas se encontravam para conversar e confraternizar, nas últimas décadas foram deixando de ter essa importância, tendo vindo a deteriorar-se bem como as suas vias de acesso pedonal.

Neste obelisco estão inscritos os nomes de todos os participantes no projeto «Fountains of Youth».

Neste obelisco estão inscritos os nomes de todos os participantes no projeto «Fountains of Youth».

Ao longo de 11 dias (20 a 31 julho de 2015), 16 jovens de 12 países do Mundo (Portugal, Eslovénia, Ucrânia, Rússia, Polónia, República Checa, Taiwan, França, Espanha, Roménia, Croácia e Hungria) contribuíram voluntariamente com o seu trabalho para o sucesso deste projeto, com espaço para o desenvolvimento de competências.

Os jovens ficaram acantonados na sede da ARCA e faziam as suas refeições em conjunto.

Os jovens ficaram acantonados na sede da ARCA e faziam as suas refeições em conjunto.

Durante 10 dias os jovens ficaram acantonados na sede da ARCA e faziam as suas refeições em conjunto, com um plano de trabalho bem definido. Num só local – a fonte da Breja – e num projeto, conseguimos explorar a criatividade dos jovens, dar-lhe uma dimensão internacional e também intergeracional pois contámos com a colaboração de várias pessoas da aldeia, valorizar a interajuda, o trabalho de equipa e a atitude ecológica com a utilização de vários materiais reciclados, nomeadamente para a manufatura de mobiliário urbano com paletes de madeira usadas, vasos a partir de pneus usados, a construção de muros em pedra com restos de pedra e a utilização de composto orgânico na terra, oferecido pela ValorSul. É também um espaço de expressão artística, com um painel gigante pintado sobre muro em semicírculo pelo grafitter Francisco Camilo. O local da fonte da Breja, a partir de agora pode ser utilizado para cinema ao ar livre, espetáculos musicais etc. pois proporciona um anfiteatro natural.

Trabalhando para reabilitar a fonte da Breja.

Trabalhando para reabilitar a fonte da Breja.

Acima de tudo, estes dias foram de partilha de culturas entre os participantes, com momentos de grande animação, na construção de um objetivo comum, cumprido dentro das datas estabelecidas previamente.

Os participantes aproveitaram a sua estada nesta freguesia do concelho de Rio Maior para participarem na festa anual de Arrouquelas e para fazerem uma visita à praia da Nazaré.

A fonte da Breja, restaurada, à espera da inauguração.

A fonte da Breja, restaurada, à espera da inauguração.

A inauguração do melhoramento das 5 fontes, simbolizado na fonte da Breja, foi a 29 de julho pelas 21h30, com a presença da presidente do Município de Rio Maior Isaura Morais, encontrando-se igualmente presentes a diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ Eduarda Marques, a diretora do Centro de Juventude de Lisboa Fernanda Brito e o presidente da Junta de Freguesia de Arrouquelas Mário Pião, estes os parceiros diretos da H2O no projeto, que valorizaram nas suas intervenções, não só pelo espaço ali con-seguido como na sua globalidade, com a envolvência de jovens de vários países numa postura altruísta e voluntária, exemplo de participação e desenvolvimento de competências.

Momento da inauguração, quando usava da palavra o presidente da H2O, Alexandre Jacinto; na foto veem-se ainda Isaura Morais, Mário Pião, Eduarda Marques e João Lopes Candoso.

Momento da inauguração, quando usava da palavra o presidente da H2O, Alexandre Jacinto; na foto veem-se ainda Isaura Morais, Mário Pião, Eduarda Marques e João Lopes Candoso.

Além das mencionadas instituições o projeto contou com a colaboração das associações de Arrouquelas (ARCA, «Os Amigos da Roda» e Salpiquete) e de empresas da região, representadas no cartaz do «Fountains of Youth».

No dia da inauguração, original porque aconteceu à noite, foi apresentado um filme realizado pelos participantes que descreve o trabalho e animação destes dias que ficarão na memória de todos, pela avaliação positiva dos participantes que deixaram a sua pegada ecológica em Arrouquelas, mas de uma forma positiva.

Atividades do Campo de Trabalho Internacional «Fountains of Youth»:

  • Restaurar as fontes abandonadas; construir sinalização indicando o caminho para cada fonte.
  • Reparar as estradas pedonais que levam a cada fonte, ou abrir novas estradas, se necessário, nos espaços envolventes à fonte.
  • Produzir documentos com contexto histórico relevante relacionado com cada fonte, tais como datas de construção, reconstrução, datas ou factos históricos, os povos que usaram cada fonte, a criação de um folheto referindo a importância histórica destas fontes.
  • Fora do período de trabalho, os participantes poderão visitar locais de interesse cultural e patrimonial próximo, aprender sobre Portugal, a sua história, hábitos, cultura e língua. Pretendemos promover atividades de entretenimento que irão manter todos os participantes motivados neste projeto.

Estas eram as atividades previstas no projeto.

Crónica: Alexandre Jacinto

Categorias:Rio Maior Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Estágio em Portugal – uma exposição de jovens checas Estágio em Portugal – uma exposição de jovens checas
BTT: Pinhas Bravas realizam VII Rota da Água BTT: Pinhas Bravas realizam VII Rota da Água
Share diversity… stop radicalism com a H2O Share diversity… stop radicalism com a H2O
Novo sacerdote e nomeações na Diocese de Santarém Novo sacerdote e nomeações na Diocese de Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.