A nova presidência do Rotary de Rio Maior

Ana Cristina Silva reestrutura o Rotary riomaiorense para obter ganhos de capacidade, para acorrer a novos desafios.

A mesa de honra: Maria Luisa Sacadura, Ana Cristina Silva, Carlos Nazaré Almeida, Isaura Morais, presidente do Município e Mário Rebelo.

A mesa de honra: Maria Luisa Sacadura, Ana Cristina Silva, Carlos Nazaré Almeida, Isaura Morais, presidente do Município e Mário Rebelo.

Ana Cristina Silva foi empossada como presidente do Rotary Club de Rio Maior durante o tradicional jantar de transmissão anual de tarefas, desta vez realizado em 26 de junho de 2015, no mesmo restaurante onde se festejou a receção da Carta Constitucional deste clube, entregue pelo então governador do Distrito rotário 1960, no dia 11 de novembro de 2006.

Sucede no cargo a Carlos Nazaré Almeida.

Neste jantar de transmissão de tarefas, que teve lugar no restaurante Gato Preto, a mesa de honra foi constituída pelos presidentes cessante Carlos Nazaré Almeida e entrante, Ana Cristina Silva, a governadora assistente do Distrito Rotário 1960, Maria Luisa Sacadura, a presidente do Município de Rio Maior, Isaura Morais, e Mário Rebelo, formador que foi do Rotary Club de Rio Maior para a sua constituição, era então governador do Distrito 1960.

Para Maria Luisa Sacadura, atualmente governadora assistente do Distrito Rotário 1960 cujo governador, António Mendes, representou neste jantar, no seu mandato Carlos Nazaré Almeida privilegiou o companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir e obteve a sede para o Clube, que resultou de contrato de comodato com a Câmara Municipal de Rio Maior. Não concluiu a habitação de baixa tipologia no Bairro Padre Américo que teve apoio financeiro da Fundação Rotária Portuguesa, assunto que transita para a presidente Ana Cristina Silva.

Titulou a realização do Ryla, que a vários níveis foi uma iniciativa levada a cabo pelo Clube, plena de sucesso.

“Foi um companheiro empolgado, entusiasta, reconhecido à presidente da Câmara e amigo dos seus pares”, disse.

Quanto a Ana Cristina Silva, cofundadora do Rotary Club de Rio Maior, afirmou que “a sua conhecida reserva e discrição na vida pessoal e a forma competente, organizada e intensa com que desempenha as suas funções justificam o respeito e a admiração. Assim, a postura e atitude da companheira também na vida profissional ou outra prestigia e dignifica, quer o que faz quer a instituição que a integra. Tem tudo a seu favor. Ficaremos à espera das obras e do que nos irá proporcionar”.

No seu discurso, o presidente cessante declarou-se satisfeito por ter conseguido cumprir os principais objetivos a que se propôs quando assumiu funções, designadamente:

– o contributo para o reforço da imagem pública do Rotary em geral e do Rotary Club de Rio Maior em particular, na realização do Ryla 2015.

– o estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas tendo em vista a construção de uma habitação de baixa tipologia no bairro Padre Américo, projeto que “por dificuldades burocrático-administrativas não foi possível concretizar” no seu mandato e que transitará para o de Ana Cristina Silva.

– a instalação do clube em sede própria, em espaço digno e bem localizado, cedido pelo Município e pela Desmor, que a sua presidência deixa devidamente equipado.

À intervenção de Carlos Nazaré seguiu-se a troca de emblemas entre este e a presidente entrante, que também recebeu do antecessor o colar distintivo do cargo.

Adequar a estrutura do Rotary Club aos novos desafios

Para a estratégia da sua presidência, Ana Cristina Silva conta com um novo Conselho Diretor, que chamou para a tradicional saudação às bandeiras: Carlos Nazaré Almeida, vice-presidente; José Oliveira, presidente eleito para 2016/17; Mariana Vinagre, secretária; Célia Flores, tesoureira; e João Vargas Lopes, diretor de protocolo (que recebeu de Fernando Matias o colar da função).

O Rotary de Rio Maior está organizado em comissões, a saber:

Ana Cristina Silva anunciou que, face ao crescimento do Clube ao longo dos seus 9 anos, o respetivo plano estratégico vai ser redefinido, o que será conseguido com os contributos dos anteriores presidentes, a presidente eleita e o respetivo sucessor já indicado, que se constituirão em Comissão de Planeamento Estratégico.

A administração do clube será assegurada pelo Conselho Diretor.

O Conselho Diretor, com Célia Flores, João Vargas Lopes, Mariana Vinagre, Ana Cristina Silva, José Oliveira e Carlos Nazaré Almeida.

O Conselho Diretor, com Célia Flores, João Vargas Lopes, Mariana Vinagre, Ana Cristina Silva, José Oliveira e Carlos Nazaré Almeida.

As restantes comissões são as de: Comunicação e Imagem, coordenada por Luisa Sacadura; Companheirismo e Eventos Culturais, com Teresa Monteiro à frente; Projetos Humanitários na Comunidade, da responsabilidade de Fátima Carvalho; Formação  e Novas Gerações e Desenvolvimento Social, com Pedro Vinagre e Luís Deus na coordenação.

A nova presidente pretende aumentar a visibilidade do Rotary de Rio Maior e do Rotaract (programa rotário para jovens), concluir projetos que estão em curso, consolidar projetos que têm sido desenvolvidos com sucesso e fazer mais projetos, consolidar o grupo que o Clube tem e alargá-lo a novos companheiros. Para Ana Cristina Silva, falar em alargar a família rotária significa também o apadrinhar de um rotaract na comunidade local; são jovens entre os 18 e os 30 anos.

Aspeto parcial do salão do jantar.

Aspeto parcial do salão do jantar.

Esta reportagem pode ser lida na íntegra na edição em papel nº 1395, de 3 de julho de 2015. 

Categorias:Em Destaque, Rio Maior Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Villas-Boas Potes formaliza candidatura a presidente do IPS Villas-Boas Potes formaliza candidatura a presidente do IPS
Villas-Boas é candidato à presidência do IPSantarém Villas-Boas é candidato à presidência do IPSantarém
Apelo do presidente da ACCRM aos riomaiorenses Apelo do presidente da ACCRM aos riomaiorenses
Tasquinhas de Rio Maior já vão na primeira noite Tasquinhas de Rio Maior já vão na primeira noite

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.