A Volta a Portugal regressa a Vila Franca de Xira

Da esquerda para a direita: António Félix, Vereador do Desporto do Município de Vila Franca de Xira; Paulo Ferreira, antigo Ciclista natural do concelho; Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira; Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal.

Da esquerda para a direita: António Félix, Vereador do Desporto do Município de Vila Franca de Xira; Paulo Ferreira, antigo Ciclista natural do concelho; Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira; Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal.

A Volta a Portugal em Bicicleta está de regresso à Lezíria do Tejo!

Durante três anos, Vila Franca de Xira volta a ser uma das cidades anfitriãs do ciclismo nacional. O protocolo nesse sentido foi assinado ontem, sexta-feira, 29 maio, entre a autarquia e a organização da prova, tornando possível o regresso da “caravana” a Vila Franca de Xira, já este ano, na partida da última etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros. O compromisso entre o município e a Podium Events estende-se até 2017.

Para Alberto Mesquita, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o regresso da Volta ao município é um contributo para o desenvolvimento económico e social da região. “A parceria que estabelecemos com a organização da Volta a Portugal é de grande importância para Vila Franca de Xira, na medida em que trazemos até ao nosso território uma das maiores manifestações desportivas do país. Por outro lado, através dela, nos próximos três anos, de acordo com o contrato estabelecido, poderemos promover Vila Franca de Xira, mostrando a diversidade turística que temos para oferecer a quem nos visita. Pensamos que estas parcerias poderão contribuir para o desenvolvimento económico e social das regiões por onde passa a Volta a Portugal.”

Vila Franca de Xira e a Volta a Portugal

Já lá vão 39 anos desde que Vila Franca de Xira assistiu, pela última vez, a uma partida de etapa da Volta a Portugal. Este concelho escreveu até agora uma breve história na competição, ao servir por três vezes de rampa de lançamento para contrarrelógios, sempre com o mesmo destino: Lisboa. E curiosamente com a mesma distância: 35 quilómetros.

Nas primeiras duas ocasiões, 1969 e 1970, Joaquim Agostinho (Sporting) foi o mais rápido a chegar à capital mas em 1976, último ano em que a Volta partiu do concelho ribatejano, foi Marco Chagas (Costa do Sol) a triunfar nos derradeiros 35 quilómetros que ligaram Vila Franca de Xira a Lisboa.

O pelotão que no próximo 9 de agosto se lançará à estrada em Vila Franca de Xira para cumprir a derradeira etapa da grande competição terá oportunidade de apreciar a beleza da Reserva Natural do Estuário do Tejo. A Lezíria será o cenário inicial de uma jornada de 132,5 quilómetros que passará, não só por grande parte da região vilafranquense e concelhos limítrofes. Os derradeiros quilómetros serão concluídos em pleno coração alfacinha com um circuito de seis voltas. Nesse momento todos os holofotes apontarão para o trono de Lisboa onde se instalará o Rei da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Para além da partida da última etapa da Volta a Portugal de 2015, Vila Franca de Xira será palco, no próximo ano, do contrarrelógio final que vai encerrar a competição e, em 2017, acolhe a saída da primeira etapa em linha.

Vem aí mais um Passeio da Volta

Além de estar na etapa final, Vila Franca de Xira vai ser também, a 9 de agosto deste ano, cenário do 3º Passeio da Volta, prova de cicloturismo, aberta a todos, que terminará em Lisboa. A iniciativa destinada aos amantes da bicicleta, e da Volta em particular, terá a distância de 34,4 quilómetros. As inscrições serão abertas no site, em breve.

Categorias:Ciclismo, Em Destaque Tags: ,

Também pode ser do seu interesse:

ASFIC reforça-se com antigo campeão nacional e ibérico ASFIC reforça-se com antigo campeão nacional e ibérico
Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros
Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores passa por Rio Maior Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores passa por Rio Maior
ASFIC com pódios em Almeirim. Idanha-a-Nova e Rio Maior ASFIC com pódios em Almeirim. Idanha-a-Nova e Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.