Ação de fogo controlado em Porto de Mós

Ação de fogo controlado prepara florestas para o verão

fogo_controlado_1

Decorreu, na passada sexta-feira, 10 de março, na Marinha da Mendiga, concelho de Porto de Mós, uma ação de fogo controlado em que estiveram presentes o vice-presidente do conselho diretivo do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Paulo Salsa, o vogal do conselho diretivo do ICNF, Rui Pombo, a diretora do departamento de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, Maria de Jesus Silva Fernandes e o vereador das Obras Públicas, Serviços Municipais e Ambiente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Rui Marto.

Tratou-se de uma ação de gestão de combustível através do uso da técnica de fogo controlado, realizada no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), numa parceria entre o Município de Porto de Mós e o ICNF, tendo como objetivos a defesa da floresta contra incêndios, a renovação de pastagens para os gados e a melhoria e recuperação de habitats da flora e fauna cinegética.

Ações deste tipo têm decorrido de forma continuada e já dão frutos. A redução do número de fogos florestais, a rapidez da sua extinção, quando os mesmo acontecem e a valorização das espécies autóctones que se desenvolvem de forma mais saudável, após estas intervenções, ganhando força em detrimento das espécies forasteiras, são o resultado desta medida preventiva que tem sido aplicada em terrenos baldios e com um custo reduzido, face aos benefícios que acarreta, referiu Rui Pombo.

fogo_controlado_2

A ação destinou-se, ainda, à formação de novos ativos, quer nas corporações de bombeiros locais, quer de militares da Guarda Nacional Republicana. Deste modo, estiveram presentes 5 elementos da corporação de Bombeiros de Porto de Mós, 5 elementos da equipa de Sapadores Florestais e 3 militares da GNR, que através destas ações formativas estarão mais habilitados a intervir em situações de incêndio florestal.

É cada vez mais importante que os proprietários dos terrenos recorram ao Gabinete Técnico Florestal, serviço municipal, para solicitar apoio para a realização de queimadas controladas.

Categorias:Regional Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Inês e João batem os recordes nacionais nos 35 km Marcha Inês e João batem os recordes nacionais nos 35 km Marcha
Incêndios: ACOS solidária com ovinicultores afetados Incêndios: ACOS solidária com ovinicultores afetados
Acudir aos animais que sobreviveram aos incêndios Acudir aos animais que sobreviveram aos incêndios
CVP em ação na recuperação após os incêndios CVP em ação na recuperação após os incêndios

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.