Agrupamento de Escuteiros de Alguber já tem 25 anos

Inaugurando o Jardim Baden Powell

Agrupamento de Escuteiros de Alguber celebrou os seus 25 anos.

O Agrupamento de Escuteiros 1007 de Alguber assinalou, em dezembro de 2017, o seu 25º niversário, com a inauguração do Jardim Baden Powell, localizado na sede de freguesia.

Segundo Nuno Trindade, chefe do agrupamento, “este jardim só podia ter um nome escutista”, referindo-se a Lord Baden Powell, chefe mundial e fundador do movimento escutista. “Uma pessoa que estava muito à frente do seu tempo e que nunca pensou em reconhecimento, mas sim em fazer algo pelos outros. E é assim que deve ser sempre um dirigente do Corpo Nacional de Escutas”, opinou.

O espaço onde está implantado o Jardim Baden Powell foi antes uma casa em ruínas, que o Município do Cadaval adquiriu para que o Agrupamento de Escteiros ali construísse a sua sede. Mas depois, por motivos de falta de segurança, foi proposto que a futura sede não ficasse ali. No local foi então feito um jardim, sem qualquer topónimo atribuído, tendo o nome de Baden Powell sido associado ao mesmo já em 5 de novembro. Nuno Trindade destaca a “vista privilegiada para a serra de Todo-o-Mundo, um dos ex-libris de Alguber”.

O chefe do «1007» agradeceu à Junta de Freguesia de Alguber, “por ter mantido o espaço limpo e tratado, como merece”, e por ter acolhido a proposta de topónimo. À Câmara de Cadaval reconheceu o acolhimento imediato da proposta que “sempre tratou como sendo sua, com o carinho e respeito que sempre teve para com o agrupamento de Alguber”. Aliás Nuno Trindade refere-se a estas duas autarquias cono “parceiros sociais” (… ) na construção de uma sociedade melhor e de um concelho melhor”. E estenda a gratidão dos escuteiros a todas as instituições e benfeitores que têm estado ao lado do agrupamento nos últimos anos: o Grupo Motard Falcões de Montejunto, Sociedade Desportiva e Recreativa de Alguber, Centro Social e Paroquial de Alguber e, mais recentemente, um grupo de jovens, os GAJA “que tudo fazem para divulgar a sua terra”.

O agrupamento escutista mostra-se ainda reconhecido aos pais das crianças, considerados “pilares em todos os momentos”.

Continuar a crescer é seu intento

Fundado a 1 de Novembro de 1992, o Agrupamento de Escuteiros de Alguber mantém a ambição de crescer. “A vida escutista não para e os projetos são sempre mais que muitos. Há que ir caminhando”, defende Nuno Trindade.

Categorias:Sociedade Tags: , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Agrupamento Marinhas do Sal distinguiu 115 alunos Região | Agrupamento Marinhas do Sal distinguiu 115 alunos
Região | USRM abre ano letivo com Guilherme de Oliveira Martins Região | USRM abre ano letivo com Guilherme de Oliveira Martins
Região | Agrupamento Fernando Casimiro inaugura espaços educativos Região | Agrupamento Fernando Casimiro inaugura espaços educativos
Região | Câmara de Porto de Mós restitui 1% do IRS às famílias Região | Câmara de Porto de Mós restitui 1% do IRS às famílias

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.