Agrupamento de Escuteiros de Alguber já tem 25 anos

Inaugurando o Jardim Baden Powell

Agrupamento de Escuteiros de Alguber celebrou os seus 25 anos.

O Agrupamento de Escuteiros 1007 de Alguber assinalou, em dezembro de 2017, o seu 25º niversário, com a inauguração do Jardim Baden Powell, localizado na sede de freguesia.

Segundo Nuno Trindade, chefe do agrupamento, “este jardim só podia ter um nome escutista”, referindo-se a Lord Baden Powell, chefe mundial e fundador do movimento escutista. “Uma pessoa que estava muito à frente do seu tempo e que nunca pensou em reconhecimento, mas sim em fazer algo pelos outros. E é assim que deve ser sempre um dirigente do Corpo Nacional de Escutas”, opinou.

O espaço onde está implantado o Jardim Baden Powell foi antes uma casa em ruínas, que o Município do Cadaval adquiriu para que o Agrupamento de Escteiros ali construísse a sua sede. Mas depois, por motivos de falta de segurança, foi proposto que a futura sede não ficasse ali. No local foi então feito um jardim, sem qualquer topónimo atribuído, tendo o nome de Baden Powell sido associado ao mesmo já em 5 de novembro. Nuno Trindade destaca a “vista privilegiada para a serra de Todo-o-Mundo, um dos ex-libris de Alguber”.

O chefe do «1007» agradeceu à Junta de Freguesia de Alguber, “por ter mantido o espaço limpo e tratado, como merece”, e por ter acolhido a proposta de topónimo. À Câmara de Cadaval reconheceu o acolhimento imediato da proposta que “sempre tratou como sendo sua, com o carinho e respeito que sempre teve para com o agrupamento de Alguber”. Aliás Nuno Trindade refere-se a estas duas autarquias cono “parceiros sociais” (… ) na construção de uma sociedade melhor e de um concelho melhor”. E estenda a gratidão dos escuteiros a todas as instituições e benfeitores que têm estado ao lado do agrupamento nos últimos anos: o Grupo Motard Falcões de Montejunto, Sociedade Desportiva e Recreativa de Alguber, Centro Social e Paroquial de Alguber e, mais recentemente, um grupo de jovens, os GAJA “que tudo fazem para divulgar a sua terra”.

O agrupamento escutista mostra-se ainda reconhecido aos pais das crianças, considerados “pilares em todos os momentos”.

Continuar a crescer é seu intento

Fundado a 1 de Novembro de 1992, o Agrupamento de Escuteiros de Alguber mantém a ambição de crescer. “A vida escutista não para e os projetos são sempre mais que muitos. Há que ir caminhando”, defende Nuno Trindade.

Categorias:Sociedade Tags: , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Includ-ED dá a volta ao Agrupamento Fernando Casimiro Includ-ED dá a volta ao Agrupamento Fernando Casimiro
AM aprovou orçamento da Câmara de Rio Maior para 2018 AM aprovou orçamento da Câmara de Rio Maior para 2018
Rio Maior já tem um campo de Boccia Rio Maior já tem um campo de Boccia
Agrupamento Marinhas do Sal no BOCCIA ConVIDA Agrupamento Marinhas do Sal no BOCCIA ConVIDA

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.