Agrupamento Marinhas do Sal em intercâmbio internacional

Intercâmbio Internacional no Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal no âmbito do Programa ERASMUS+

Crónica de João Paulo Correia, professor

Entre os dias 10 de 23 de março decorreu na nossa escola mais um intercâmbio no âmbito do projecto ERASMUS+/CLAP- Saúde e Alimentação na Europa, que contou com a presença de delegações de duas escolas parceiras, nomeadamente da Polónia e da Suécia.

Este intercâmbio teve como principal objectivo a partilha de boas práticas educativas em torno do tema, o trabalho cooperativo entre docentes e o desenvolvimento de competências dos alunos a vários níveis: nos temas abordados, no uso da língua inglesa, nas relações e valores sociais como o respeito, a tolerância, o espírito de cooperação e entreajuda.

Alunos portugueses, polacos e suecos envolvidos no projecto.

As delegações eram compostas por três docentes e quatro alunos de cada país, os quais puderam, em conjunto com os professores e alunos portugueses, participar num conjunto de actividades diversificadas subordinadas à problemática da alimentação, do estilo de vida e da saúde, das quais destacamos seguidamente alguns exemplos:

– visita ao Centro de Estágios da DESMOR;

– visita ao Lagar da Fonte da Bica, onde os participantes puderam aprender sobre o processo de fabrico do azeite, bem como critérios de apreciação da sua qualidade;

Visita ao Lagar de Azeite da Fonte da Bica.

– uma saída de campo na Praia do Portinho da Areia do Norte em Peniche, para conhecer a biodiversidade marinha com potencial alimentar, bem como o seu ecossistema de suporte;

– uma aula de surf, para o desenvolvimento do gosto pela actividade física ao ar livre;

Aula de Surf para alunos e professores.

– uma visita de estudo à Escola Superior de Desporto de Rio Maior, em que foi também possível participar numa aula de fitness dada por alunos desta instituição, numa palestra sobre a problemática da alimentação saudável, dada pelo Prof. Nuno Pimenta e num diálogo com estudantes polacos, franceses e holandeses a estudarem nesta instituição também no âmbito do Programa ERASMUS+.

Palestra pelo Professor Nuno Pimenta.

– Visita de estudo ao Oceanário de Lisboa, para um estudo mais aprofundado dos recursos marinhos utilizados na alimentação humana, bem como dos desafios que se colocam à sua gestão sustentável.

Para além destas atividades, os alunos e professores dos vários países envolvidos apresentaram os trabalhos realizados ao longo do ano lectivo, com o objectivo de abordarem diferentes práticas pedagógicas na abordagem dos temas seleccionados e na prossecução dos objectivos do projecto.

Numa vertente mais lúdica e cultural, os envolvidos puderam ainda visitar a Baixa de Lisboa, a Vila de Óbidos e participar no Sarau Cultural organizado na nossa escola sobre escritores de diferentes nacionalidades.

Foto de grupo (portugueses, suecos e polacos).

Como balanço final, podemos afirmar que este intercâmbio se revelou extremamente proveitoso para todos os envolvidos, pelo enriquecimento profissional e cultural, pelas vivências sociais, pela aquisição de conhecimentos e melhoria das competências ao nível da língua inglesa.

Categorias:Educação Tags: , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

ESDRM organiza BlastOff’18 de 28 a 30 de maio ESDRM organiza BlastOff’18 de 28 a 30 de maio
Mercadinho Romano de Rio Maior já tem programa provisório Mercadinho Romano de Rio Maior já tem programa provisório
DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano
ESAs na Prevenção de Incêndios e Proteção das Florestas ESAs na Prevenção de Incêndios e Proteção das Florestas

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.