Alcobertas – GNR salva homem de afogamento

Na vila de Alcobertas, militares da Guarda Nacional Republicana de Santarém, na madrugada desta 5.ª feira, dia 7 de Agosto, salvaram um homem de 50 anos de idade, de afogamento num poço. O homem encontrava-se desaparecido há uns dias.

Os militares do Posto Territorial da GNR de Rio Maior foram informados na noite de 4.ª feira, dia 6, que na zona de Alcobertas tinha sido encontrado o veículo de um homem que, segundo familiares seus, não era visto desde domingo anterior, à noite.

O desaparecimento do homem, que sofre de problemas mentais, não terá sido comunicado mais cedo pela família porque é seu hábito ausentar-se parte incerta durante dias.

A patrulha da GNR de Rio Maior, logo que foi informada da ocorrência, deslocou-se a Alcobertas e iniciou as buscas para localizar o homem na zona onde foi encontrado o seu veículo. Já na madrugada de hoje, dia 7, durante as buscas os militares da GNR ouviram um grito e, procurando a sua origem detectaram o homem no interior de um poço, encontrando-se o mesmo de pé, coberto de água e em grandes dificuldades para conseguir respirar devido ao nível da água que lhe chegava ao pescoço, além de estar a perder forças para se conseguir manter com a cabeça fora da água.

Os dois militares de imediato lançaram uma mangueira de rega para dentro do poço, à qual o homem se agarrou. À força de braços os dois militares da GNR resgataram o homem do interior do poço, confirmando que se tratava da pessoa desaparecida que procuravam.

O homem, que se encontrava em estado de hipotermia, foi assistido no local pelos Bombeiros Voluntários de Rio Maior que o transportaram ao Hospital Distrital de Santarém.

GNR ALERTA PARA A PREVENÇÃO DE QUEDAS EM POÇO

A Guarda Nacional Republicana de Santarém tem registado ocorrências, cujo desfecho é, na maioria das vezes trágico, relacionadas com quedas em poços que não têm protecção ou resguardo suficiente para prevenir tais situações.

Como é sabido, na área predominantemente rural e agrícola ribatejana, existem muitos poços e outros meios de captação de água para a rega agrícola.

No sentido de prevenir incidentes, a GNR de Santarém tem alertado a população rural e os proprietários de terrenos onde existam poços para o seguinte:

O Decreto Lei 310/2002 de 18 de Dezembro estabelece que é obrigatório o resguardo ou a cobertura eficaz de poços, fendas e outras irregularidades em quaisquer terrenos susceptíveis de originar quedas desastrosas a pessoas e animais, pelo que a não observação de tal obrigação, mais que mera contra-ordenação é sobretudo um factor de risco para a segurança das pessoas e, prevenir as quedas desastrosas em poços ou outras irregularidades nos terrenos significa sobretudo prevenir a perda de vidas humanas, importando nesse sentido os proprietários atenderem a tal obrigação como medida preventiva de incidentes que, na maioria têm desfechos trágicos.

Categorias:Regional Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém
Região | Assalto com barco frustrado pela GNR em Valada – Cartaxo Região | Assalto com barco frustrado pela GNR em Valada – Cartaxo
Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém
Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.