Alunos mostram poluição na Ribeira de S. Gregório

Um resíduo de consistência gelatinosa que se encontrava num tubo de escoamento para a Ribeira.

Um grupo de alunos  da turma  6ºC da EB Marinhas do Sal, acompanhados pela docente de Ciências Naturais, Prof.ª Helena de Jesus, e o coordenador do Programa Eco-Escolas, Prof. João Correia, participaram ativamente numa saída de campo à Ribeira de S. Gregório, orientada pela monitora do projeto Rios, Dr.ª Sara Duarte, da empresa Águas do Oeste, parceira desta escola nos últimos três anos lectivos.

Este é o segundo ano consecutivo em que este grupo de alunos participa nas atividades do projeto Rios, permitindo uma continuidade pedagógica bastante importante do ponto de vista da consolidação de conhecimentos e atitudes adquiridas no ano passado, mas também do ponto de vista motivacional, numa área tão relevante como é a da conservação e proteção dos recursos hídricos.

Segundo responsáveis da escola, seria muito interessante que deste grupo, num próximo ano, saísse um clube de alunos vocacionados exclusivamente para a concretização do Projeto Rios, que tanto potencial tem na educação ambiental dos alunos.

Nesta saída de campo os alunos realizaram:

– atividade exeprimental, visando a monitorização de parâmetros físico-químicos, como pH, Cl, dureza da água, caudal, velocidade da corrente, turbidez, etc;

– identificaram seres vivos, incluindo fauna, flora e organismos do leito do rio;

– identificaram fontes de poluição e lixo depositado;

– recolheram lixo da ribeira de S. Gregório.

Preencheram ainda vários outros elementos constantes na ficha de campo do projeto.

Categorias:Educação Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Agrupamento Fernando Casimiro inaugura espaços educativos Região | Agrupamento Fernando Casimiro inaugura espaços educativos
Região | Ecologia e Ambiente. Nuclear? Só os burros não mudam! Região | Ecologia e Ambiente. Nuclear? Só os burros não mudam!
Região | Ecologia e Ambiente. A qualidade do ar citadino Região | Ecologia e Ambiente. A qualidade do ar citadino
Reflexão: “Desporto, sim. Mas reverenciamos, igualmente, mente sã.” Reflexão: “Desporto, sim. Mas reverenciamos, igualmente, mente sã.”

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.