Aníbal Cavaco Silva esteve de visita a Rio Maior

Salinas de Rio Maior, Nobre Alimentação e Desmor no roteiro do Chefe de Estado em 3/2/2016.

Nas Salinas de Rio Maior.

Nas Salinas de Rio Maior.

Aníbal Cavaco Silva, acompanhado da esposa, Maria Cavaco Silva, vindo de Torres Novas onde esteve na Escola Prática de Polícia, aí condecorando o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública e onde argumentou que a Europa tem que fazer frente à barbárie terrorista, já no concelho de Rio Maior esteve nas Marinhas do Sal, Nobre Alimentação (antigas Indústrias de Carnes Nobre) e no Complexo Desportivo Silvino Sequeira, da Desmor, em cujo auditório discursou.

Por onde passou, e como lhe é peculiar, trocou impressões com responsáveis locais, empresários, trabalhadores e autarcas para se inteirar o mais pormenorizadamente possível das coisas. Nas Salinas de Rio Maior, que mal conhecia, o Presidente da República que está em fim de mandato como se sabe, ficou verdadeiramente surpreendido e não escondeu a pena de nunca ter visto os seus 470 talhos cobertos de sal e de pirâmides nas eiras. Aqui foram seus cicerones o presidente da Cooperativa Agrícola de Produtores de Sal de Rio Maior, José Casimiro e a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais. Esteve nas instalações da cooperativa, assistiu a operações de processamento do sal e a direção da cooperativa, em nome dos salineiros ofereceu-lhe uma fechadura totalmente em madeira, que não se esqueceria de mencionar no seu discurso, já no final da visita à cidade, na Desmor, explicando porque é que ali as próprias fechaduras das casas de madeira são de madeira (para não enferrujarem sob o efeito corrosivo do sal). Passou ainda pelo projeto Flor de Sal (Várzea da Marinha)* e pela Loja do Sal, tendo recebido lembranças de ambos, e ainda dos comerciantes locais, neste caso na forma de um prato de cerâmica alusivo à visita, tendo Isaura Morais sido igualmente contemplada com outro prato do mesmo género.

No referido discurso, o Chefe de Estado relevou a genuinidade e criatividade da aposta que encontrou nos produtos das Salinas de Rio Maior, o papel âncora da Nobre Alimentação na economia riomaiorense e os contributos da Desmor e de uma maneira geral da aposta local no Desporto, que levou à criação e implantação em Rio Maior da Escola Superior de Desporto, para o desenvolvimento do Desporto nacional do qual estavam presentes no auditório, presidentes de federações e comités bem como alguns expoentes da alta competição portuguesa, como os riomaiorenses Susana Feitor, Inês Henriqes, Sérgio Vieira e Miguel Carvalho (Marcha) e Yahima Ramirez (Judo).

O descerrar conjunto pelo Chefe de Estado e a presidente do Município, de uma placa que ficará a assinalar a visita de Cavaco Silva à Desmor.

O descerrar conjunto pelo Chefe de Estado e a presidente do Município, de uma placa que ficará a assinalar a visita de Cavaco Silva à Desmor.

Desenvolvimento na edição em papel do jornal Região de Rio Maior nº 1426, de 5/2/2016.

* Várzea da Marinha e não Várzea do Sal como se escreveu por lapso.

Categorias:Em Destaque, Rio Maior Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM. Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM.
Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Futsal – Taças Nacionais realizam-se no distrito de Santarém Futsal – Taças Nacionais realizam-se no distrito de Santarém
CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.