Anona

Coordenação e texto de Tomás Duarte Ferreira

ANONA

A anona – Annona muricata –, também conhecida por graviola, pertence à família das Anonáceas, sendo originária da América do Sul.

Acredita-se que quase toda a planta possui propriedades medicinais, incluindo folhas, frutos, sementes, cascas e raízes.

A graviola sempre foi muito utilizada ao longo dos tempos em medicina alternativa, sobretudo por tribos indígenas ao longo de toda a Floresta Amazónica e parte da América Central. No Brasil, o chá da folha de graviola é utilizado no combate a problemas hepáticos e o óleo das folhas e da fruta verde, misturado com azeite, era aplicado para aliviar dores de reumatismo e artrite.

Nesta fruta predomina a vitamina C e B6, minerais como potássio, cobre e magnésio e uma generosa dose de fibras dietéticas donde sobressaem as insolúveis. Estudos realizados revelaram a presença de flavonóides – epicatequina, quercetina e kaempferol –, e de acetogeninas em concentrações elevadas.

A ação anti-hiperglicémica da Anona pode ajudar no combate à diabetes. Também se lhe atribuem propriedades anticancerígenas e antitumorais que, não obstante, cientificamente ainda faltam confirmar.

A Anona não deve ser utilizada por grávidas nem por pessoas com baixa pressão arterial.

Chá

Num recipiente de vidro coloque seis folhas de graviola.

Ferva um litro de água e quando levantar fervura derrame toda a água sobre as folhas. Tape e deixe repousar durante vinte minutos. Após esse tempo pode coar e consumir.

Consuma todo o chá, por três vezes, ao longo do dia. Todo o chá deve ser consumido no próprio dia.

Categorias:Saúde Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Dia da Floresta Autóctone/Dia Eco-Escolas no AEMS Região | Dia da Floresta Autóctone/Dia Eco-Escolas no AEMS
Região | 14 de novembro é Dia Mundial da Diabetes Região | 14 de novembro é Dia Mundial da Diabetes
Região | Floricultura – Hibisco, uma planta de folhas comestíveis Região | Floricultura – Hibisco, uma planta de folhas comestíveis
Região | Diabetes em Movimento® arrancou este mês na ESDRM Região | Diabetes em Movimento® arrancou este mês na ESDRM

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.