Areeiro forçou fecho do Nó de Rio Maior do IC2 em maio

Areeiro escavado quase até ao leito da estrada forçou o corte ao trânsito do Nó de Rio Maior do IC2 em 12 de maio de 2016.

apontamento1_areeiro

No dia 12 de maio de 2016, a Infraestruturas de Portugal cortou ao tráfego rodoviário o Nó de Rio Maior do IC2, por não estar assegurada a estabilidade do talude junto ao ramo de ligação daquele Itinerário Complementar à antiga EN1, situação que se mantém até hoje, 16 de julho, portanto há mais de 2 meses.

Nas atuais circunstâncias, a alternativa para aceder à cidade de Rio Maior a partir do IC2 é pelo Nó de Asseiceira, no sentido Alcoentre/Rio Maior, e pelo nó do Alto da Serra, para percursos no sentido Leiria/Rio Maior.

O areeiro existente ao lado daquele sector do IC2 foi escavado quase até à estrada e é possível que eventuais chuvas persistentes, como de resto já aconteceu, contribuam para acelerar a degradação do talude.

Na opinião de vários riomaiorenses, a reparação do referido troço do IC2 terá que passar pela construção de um paredão de grande altura e assente em terreno firme a encontrar abaixo das areias, o que provavelmente sairá muito mais dispendioso do que abrir ao trânsito o nó de Vale de Óbidos, que nunca chegou a entrar em funcionamento deixando a cidade de Rio Maior “isolada” mas à vista a sensivelmente 1 km de distância do “seu” itinerário complementar…

Na reunião de Câmara de 13/5/2016 esta necessidade/possibilidade, de satisfação há muito ansiada, até pelo que pode representar para o incremento da vida local, foi aflorada. E há quem simpatize com a ideia de a Câmara Municipal “chegar-se à frente”.

Entretanto, Asseiceira vai aguentando o trânsito desviado pelo corte do Nó.

Categorias:Rio Maior Tags: , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Maio, mês dos 50 anos da Igreja Matriz de Rio Maior Maio, mês dos 50 anos da Igreja Matriz de Rio Maior
Bordallo Pinheiro no Areeiro Bordallo Pinheiro no Areeiro
Nó do IC2: IP quer reabilitar escavação no areeiro Nó do IC2: IP quer reabilitar escavação no areeiro
Quais são as Autarquias Familiarmente Responsáveis? Quais são as Autarquias Familiarmente Responsáveis?

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.