Asseiceira teve Festa das Sopas

Realizou-se no passado dia 20 de Março, a partir do meio-dia, a festa das sopas na Associação de Asseiceira, com a organização da EB1/JI daquela localidade.

Esta festa consta do Plano Anual de Atividades do Pré Escolar e estava inicialmente prevista para o mês de Janeiro, tendo esta data sido alterada para o último dia do 2º período, como festa de comemoração das férias da Páscoa.

Esta festa teve como objetivo alertar Pais e alunos para a importância do consumo de sopa, articulando as atividades do JI com as famílias e a comunidade em geral, e ao mesmo tempo, a angariação de fundos para a realização de atividades letivas, entre as quais a realização de uma visita de estudo, uma vez que a escola não possui verbas e não é pedida nenhuma comparticipação mensal a Pais e Encarregados de Educação.

Foi então lançado o desafio aos Pais, em que lhes era proposto a confeção de uma sopa, para depois partilhar, com toda a comunidade. As ofertas excederam as melhores expectativas, pois de 34 alunos, houve 13 panelas de sopa. A variedade da sopa, ficou ao critério de quem a fez, mas foi feita uma sondagem com gráficos acerca das sopas preferidas dos alunos. Esta sondagem, elegeu a canja de galinha, como a preferida de 10, dos 14 alunos do Pré-Escolar. Foi então solicitada a uma mãe que fizesse canja, para satisfazer os pedidos das crianças. Foram ainda oferecidas 2 panelas de sopa de agrião, 1 de sopa de grão, 1 de sopa de feijão seco com arroz, 1 de feijão seco com couve (misturada), 1 de caldo verde, 2 de sopa de peixe (1 das quais, da educadora), 1 de feijão verde, 2 de canja, e 2 de sopa da pedra (uma das quais da professora do 1º ciclo, do presidente da junta de Freguesia de Asseiceira e da assistente operacional).

Uma vez que neste dia foram cancelados os almoços escolares, foi pedido aos Pais e Encarregados de Educação, que não puderam oferecer sopa, que trouxessem pão, descartáveis, alface e ingredientes para confecionar (no Jardim de Infância) arroz xau-xau, para o segundo, e gelado de chocolate e nata, para a sobremesa (confecionado pela educadora), ao que todos aderiram com entusiasmo. Além do que lhes tinha sido pedido, os Pais e Encarregados de Educação, ofereceram ainda, várias sobremesas e no dia da festa, participaram ativamente na organização e na limpeza da loiça e do espaço.

Os alunos pintaram cartazes a aguarelas, onde escreveram palavras relacionadas com sopa e, com os quais a Associação de Asseiceira foi decorada para o evento.

Foi colocada uma caixinha à disposição dos visitantes, onde estes colocaram as suas ofertas tendo sido angariados mais de 200€.

Como já foi referido, a iniciativa superou as melhores expectativas, não só pela quantidade e excelente qualidade das sopas, como pelo número de visitantes. No final a organização deixou um agradecimento aos Pais e Encarregados de Educação, à Junta de Freguesia de Asseiceira e às auxiliares da EB1 e JI, sem os quais a festa não teria sido possível.

Categorias:Educação Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Reflexão: “Desporto, sim. Mas reverenciamos, igualmente, mente sã.” Reflexão: “Desporto, sim. Mas reverenciamos, igualmente, mente sã.”
DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano
O Centro Escolar de Asseiceira está formalmente inaugurado O Centro Escolar de Asseiceira está formalmente inaugurado
Secretária de Estado gostou muito da E.B.I. Marinhas do Sal Secretária de Estado gostou muito da E.B.I. Marinhas do Sal

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.