Associação de Festas de Arruda dos Pisões está a crescer

 Arruda dos Pisões está viva e criou recentemente um novo evento: a Festa de Natal

 A remodelação do antigo edifício da escola primária está em marcha

Uma conversa com Luís Miguel Lopes Ribeiro, presidente da Associação de Festas

portao_antiga_escola

Este é um dos portões de hall de entrada (tem duas entradas como esta, cada uma para sua sala de aulas) da escola primária de Arruda dos Pisões, edifício ora cedido à Associação de Festas local, conforme contrato de comodato celebrado com o Município de Rio Maior em 25 de fevereiro de 2017.

O edifício já está a receber trabalhos de restauro e obras de remodelação para criar espaços mais funcionais e condizentes com a atividade da Associação. Os portões também vão ser requalificados. E por falar em portões, no muro que circunda a área envolvente ao edifício já está rasgado o sítio que levará um portão para acesso de viaturas.

Uma das primeiras coisas que a Associação de Festas providenciou no edifício foi a substituição de vidros partidos por vidros novos. Mais tarde, quando for possível as janelas serão substituídas por outras, modernas e presumivelmente de caixilharia em alumínio.

parede_betao_antiga_escola

Outra coisa, esta lá dentro, foi deitar abaixo uma parede que dividia, sem qualquer porta de comunicação, as duas salas de aula de que a escola dispunha. Foi o cabo dos trabalhos: quando deram por ela descobriram que estavam a lidar com uma parede de uns 40 centímetros de espessura … construída em cimento armado do chão até lá acima! E parece que ninguém sabia dessa originalidade. Abriram o buraco que a fotografia na página anterior documenta, mas para o mais tiveram que alugar martelos pneumáticos.

O espaço é agora único, resultando num salão que servirá para diversas atividades como sejam – e são apenas hipóteses – aulas de informática para que os idosos adquiram conhecimentos elementares para poderem lidar com um computador, tertúlias, eventuais projeções de filmes… Mas continua assegurada a existência, sempre que necessária, de duas salas, pois serão instaladas no lugar da ve-lha parede portadas de correr.

Luis_Miguel_Lopes_Ribeiro

Quando da realização desta reportagem, além do já descrito desenvolviam-se trabalhos de limpeza e remoção no recreio da escola. Era um verdadeiro desmatar de árvores e ervas. As duas fotos em cima mostram um aspeto dessa fase dos trabalhos e como o espaço do recreio está agora desimpedido. Na primeira foto a seguir vê-se parte do parque infantil, pelos padrões atuais completamente obsoleto e que por isso mesmo foi removido, para dar lugar a outro, moderno e em conformidade com as normas vigentes.

limpeza_recreio_antiga_escola1

limpeza_recreio_antiga_escola2

No velho recreio a Associação pondera vir a instalar um pequeno espaço, eventualmente alpendra-do, onde as pessoas se possam sentar um bocado a descansar à sombra.

Ao que me contaram havia um velho cilindro de ferro e cimento, que há décadas atrás, puxado por um trator ia calcando o piso das estradas de terra batida – foi antes do alcatrão chegar às aldeias do concelho –, que fora reformado junto de umas silvas que entretanto o cobriram e prosperaram. Que o iam buscar para o pôr ali, no recreio, para memória futura. Se bem o pensaram melhor o fizeram! Já lá está.

velho_cilindro1

velho_cilindro2

velho_cilindro3

A Associação de Festas projeta abrir a sua sede – a antiga escola – à comunidade só lá para 18 de agosto mas em grande, com uma Exposição de Fotografia denominada ARRUDA AO LONGO DOS TEMPOS.

Entrevista e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Em Destaque, Rio Maior Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | EICEL 1920 tem proposta para a zona antiga de Rio Maior Região | EICEL 1920 tem proposta para a zona antiga de Rio Maior
Noite de Fados prepara-se em Arruda dos Pisões Noite de Fados prepara-se em Arruda dos Pisões
Novo sacerdote e nomeações na Diocese de Santarém Novo sacerdote e nomeações na Diocese de Santarém
Jantar das Mulheres de Arruda dos Pisões veio para ficar Jantar das Mulheres de Arruda dos Pisões veio para ficar

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.