Através do olhar do Outro, no Convento de Cristo

Através do olhar do Outro, é tema de Colóquio Internacional no Convento de Cristo em Tomar.

De 3 a 5 de novembro o Convento de Cristo recebe o Colóquio Internacional denominado Através do olhar do Outro – Reflexões acerca da sociedade medieval europeia (séculos XII – XV).

cartaz_coloquio-internacional-atraves-do-olhar-webC

Ao longo dos tempos, principalmente desde a Idade Média e muito em especial nos nossos dias, a incompreensão dos grupos humanos para com as diferenças culturais e religiosas uns dos outros, tem sido fonte de desencontros, conflitos e guerras. Durante as últimas duas décadas a investigação científica tem tratado questões relacionadas com a coexistência ou, ao contrário, com o conflito de civilizações na Idade Média, focando-se no tema do Outro, entendido este como o inimigo ou o antagonista, e identificando-o muitas vezes com o árabe ou o infiel.

Este colóquio internacional pretende colocar-se na linha desta corrente de estudos, propondo, no entanto, uma abordagem diferente e mais abrangente. De facto, focar-se-á num aspecto mais específico desta temática, isto é, na percepção do Outro, do Próximo, culturalmente estruturado noutras bases, dominante ou submetido a nível político (cristãos e muçulmanos, gregos e latinos), rebelde (hereges) ou simplesmente vizinho (comunidade judia), pertencendo a um grupo religioso, étnico ou categoria social diferente (monge, estrangeiro, cavaleiro, viajante, etc.), num “jogo de espelhos” e olhares cruzados.

O colóquio prevê uma abordagem pluridisciplinar e transversal e será organizado com base em grandes áreas temáticas dialogantes entre si, tais como: Espiritualidade, Sociedade, Literatura, Direito e Arte.

Inscrições e Informações em www.olhar-outro.ipt.pt

Categorias:Sociedade Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Animatro, porque há Orçamento Participativo Jovem Região | Animatro, porque há Orçamento Participativo Jovem
Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Região | Futuro Salarium – Museu do Sal ficará situado na Fonte da Bica Região | Futuro Salarium – Museu do Sal ficará situado na Fonte da Bica
Região | Crónicas de Lisboa – Tema: Saudades do futuro Região | Crónicas de Lisboa – Tema: Saudades do futuro

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.