Através do olhar do Outro, no Convento de Cristo

Através do olhar do Outro, é tema de Colóquio Internacional no Convento de Cristo em Tomar.

De 3 a 5 de novembro o Convento de Cristo recebe o Colóquio Internacional denominado Através do olhar do Outro – Reflexões acerca da sociedade medieval europeia (séculos XII – XV).

cartaz_coloquio-internacional-atraves-do-olhar-webC

Ao longo dos tempos, principalmente desde a Idade Média e muito em especial nos nossos dias, a incompreensão dos grupos humanos para com as diferenças culturais e religiosas uns dos outros, tem sido fonte de desencontros, conflitos e guerras. Durante as últimas duas décadas a investigação científica tem tratado questões relacionadas com a coexistência ou, ao contrário, com o conflito de civilizações na Idade Média, focando-se no tema do Outro, entendido este como o inimigo ou o antagonista, e identificando-o muitas vezes com o árabe ou o infiel.

Este colóquio internacional pretende colocar-se na linha desta corrente de estudos, propondo, no entanto, uma abordagem diferente e mais abrangente. De facto, focar-se-á num aspecto mais específico desta temática, isto é, na percepção do Outro, do Próximo, culturalmente estruturado noutras bases, dominante ou submetido a nível político (cristãos e muçulmanos, gregos e latinos), rebelde (hereges) ou simplesmente vizinho (comunidade judia), pertencendo a um grupo religioso, étnico ou categoria social diferente (monge, estrangeiro, cavaleiro, viajante, etc.), num “jogo de espelhos” e olhares cruzados.

O colóquio prevê uma abordagem pluridisciplinar e transversal e será organizado com base em grandes áreas temáticas dialogantes entre si, tais como: Espiritualidade, Sociedade, Literatura, Direito e Arte.

Inscrições e Informações em www.olhar-outro.ipt.pt

Categorias:Sociedade Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

18 medalhas para o Clube de Natação, entre Rio Maior e Sevilha 18 medalhas para o Clube de Natação, entre Rio Maior e Sevilha
Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém
Ciclo Manoel Barbosa em Coimbra culminará num livro-monografia Ciclo Manoel Barbosa em Coimbra culminará num livro-monografia

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.