Baile das Vindimas para eleger a Rainha do Cadaval

A eleição da Rainha das Vindimas será o ponto alto do Baile das Vindimas 2015, em setembro no Cadaval

As vencedoras na edição de 2014 do concurso Rainha das Vindimas do Cadaval.

As vencedoras na edição de 2014 do concurso Rainha das Vindimas do Cadaval.

Um ano após reativado pelo Clube Atlético do Cadaval, regressa em 26 de setembro próximo o tradicional Baile das Vindimas. A ter lugar no pavilhão multiusos municipal incluirá a eleição da Rainha das Vindimas 2015, um concurso que na década de 60 do século XX distinguiu Manuela Moura Guedes, quando menina e moça. O Município do Cadaval, tal como o de Rio Maior e dezenas de outros, é um dos Municípios do Vinho.

O concurso da Rainha das Vindimas tem as inscrições abertas nas juntas de freguesia, podendo concorrer as jovens do concelho do Cadaval maiores de 16 anos de idade.

O Baile das Vindimas, que vai na sua 52ª edição, vinha sendo organizado, ao longo dos tempos, pelos Bombeiros Voluntários do Cadaval mas sofreu alguns anos de interrupção. Foi retomado em 2014 pelo Clube Atlético do Cadaval, com a colaboração da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, contando ainda com outros apoios.

“Para além do desfile das jovens representantes das freguesias, o baile compreenderá a habitual animação musical, assegurada, este ano, pela banda Sonjovem e DJ Phill”, informa a organização. O baile tem o início marcado para as 21h30.

A iniciativa contemplará ainda, este ano, uma homenagem a Shegundo Galarza, reconhecido maestro e compositor português, já desaparecido, que participou musicalmente em quatro edições deste baile, em finais da década de 60. Para o efeito, comparecerá no evento o também conceituado músico Ramón Galarza, filho do homenageado.

Com o bilhete de entrada, será distribuído ao público aderente um boletim de voto, que possibilitará eleger a Rainha das Vindimas 2015. As crianças até aos 14 anos terão acesso livre ao espetáculo.

O baile incluirá, para quem queira, serviço de jantar a partir das 20h00, devendo os interessados inscrever-se até 4 de setembro.

Para mais informações os interessados devem contactar o Clube Atlético do Cadaval (tlm. 916 890 161 ou tlf. 262 183 763, ou ainda o e-mail clubecadaval@gmail.com). Podem ainda contactar a Junta da Freguesia do Cadaval e Pero Moniz (tlf. 262 188 977) ou a Kuka Pazza – Cadaval (tlm. 914 887 543).

O Baile das Vindimas em 1968.

O Baile das Vindimas em 1968.

As origens do tradicional baile

O Baile das Vindimas é uma celebração que remonta ao ano de 1958, tendo chegado a 2001 com algumas interrupções e em moldes diferentes. A sua origem assenta na celebração do final da vindima, uma vez que a viticultura assumia, na época, a principal atividade agrícola do concelho do Cadaval.

Nessa noite festiva, os muitos convivas trajavam a rigor e enchiam o pavilhão dos Bombeiros de graciosidade e boa disposição. A animação incluía, invariavelmente, a tradicional eleição da Rainha das Vindimas, concurso que, curiosamente, na década de 60, viria a distinguir Manuela Moura Guedes, hoje figura televisiva.

Seria o histórico baile a inspirar aquele que atualmente constitui o certame mais relevante do concelho – a «Festa das Adiafas», que decorrerá, este ano, de 10 a 18 de outubro, no mesmo local, numa organização do Município.

Categorias:Regional Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Paisagem Protegida da Serra de Montejunto existe há 19 anos Região | Paisagem Protegida da Serra de Montejunto existe há 19 anos
Está preso em Leiria por violência doméstica Está preso em Leiria por violência doméstica
100 mil euros para restaurar igreja histórica no Cercal 100 mil euros para restaurar igreja histórica no Cercal
III Encontro de Coros Mistos da ACCRM III Encontro de Coros Mistos da ACCRM

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.