Bicicletas elétricas para alunos e colanoradores do IPLeiria

Estudantes e colaboradores do Politécnico de Leiria vão ter à sua disposição 220 bicicletas elétricas.

Bike_IPLeiria

O Politécnico de Leiria vai disponibilizar 220 bicicletas elétricas aos estudantes e colaboradores das suas escolas e centros de investigação, no âmbito da candidatura apresentada à operação U-Bike Portugal, realizada em consórcio com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. O projeto pretende promover a mobilidade sustentável junto da comunidade académica, e envolve um investimento total de 659.895,98 euros, co-financiado (85%) pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

As 220 bicicletas serão distribuídas pelas diferentes Escolas e Infraestruturas Científicas, designadamente em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche. A cedência das bicicletas aos utilizadores terá em conta períodos de longa duração (seis ou 12 meses). Quanto aos critérios de atribuição, será tido em conta o número de quilómetros percorridos por mês que cada um se compromete efetuar, o tipo de transporte normalmente utilizado nas deslocações entre casa e escola/trabalho, e também se o utilizador é estudante ou colaborador do Politécnico de Leiria.

“Este projeto encontra-se em linha com as iniciativas que o Politécnico de Leiria tem vindo a desenvolver junto das comunidades onde as suas escolas estão inseridas, com vista à promoção de uma cultura de mobilidade mais sustentável para as pessoas e para o ambiente”, explica Rui Pedrosa, vice-presidente do Politécnico de Leiria. O responsável pela candidatura acrescenta: “identificámos no âmbito da U-Bike Portugal uma oportunidade para disponibilizar aos nossos estudantes e colaboradores veículos capazes de proporcionar uma mobilidade em modos suaves, também capaz de envolver a comunidade académica com as regiões onde se inserem e demonstrar o seu potencial em termos de sustentabilidade ambiental”.

Além das 220 bicicletas elétricas, serão também disponibilizados postos de amarração com carregamento para as bicicletas em todos os campi e nos restantes edifícios associados ao Politécnico de Leiria, como as residências e centros de investigação. O número total de postos de amarração, bem como a sua distribuição geográfica, será equivalente ao de bicicletas a distribuir, e todos os postos de amarração permitirão efectuar o carregamento gratuito das bicicletas por parte dos utilizadores.

A equipa do Politécnico de Leiria responsável pela apresentação da candidatura, para avaliar o potencial interesse do projeto, realizou diversas reuniões internas de reflexão e discussão, e elaborou um questionário à comunidade académica. Ao longo do processo foram também envolvidos os autarcas e suas equipas, bem como empresas construtoras e fornecedoras de bicicletas e equipamentos complementares, seguradoras, empresas de telecomunicações e agências regionais de energia.

O projeto foi formalmente apoiado pelas autarquias, e está alinhado com os planos de mobilidade dos municípios onde estão localizadas a escolas e infraestruturas científicas do Politécnico de Leiria, nomeadamente os municípios de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche. O projeto contou ainda o apoio estratégico dos municípios de Alcobaça e Óbidos, e com o apoio formal das agências regionais de energia, ENERDURA e Oeste Sustentável.

Através desta associação à operação U-Bike, um projeto nacional de promoção da mobilidade suave, com enfoque na bicicleta elétrica, o Politécnico de Leiria pretende contribuir para alterar comportamentos no sentido de favorecer a redução da utilização do transporte individual motorizado nas comunidades onde e inserem os seus polos, tornar mais atrativos os seus campi com a redução da pressão dos veículos motorizados, e valorizar as respectivas regiões com a promoção da mobilidade suave.

Fonte: IPLeiria

Categorias:Educação Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | IPSantarém com nova direção liderada por José Mira Potes Região | IPSantarém com nova direção liderada por José Mira Potes
Região | Presidente eleito do IPSantarém toma posse a 10 de setembro Região | Presidente eleito do IPSantarém toma posse a 10 de setembro
Politécnico de Santarém comemora o seu 38º aniversário em Rio Maior Politécnico de Santarém comemora o seu 38º aniversário em Rio Maior
ESAs na Prevenção de Incêndios e Proteção das Florestas ESAs na Prevenção de Incêndios e Proteção das Florestas

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.