Cadaval adota fertilizante natural para os espaços verdes

Município do Cadaval adota fertilizante natural na manutenção dos espaços verdes

O vermicomposto é cedido pela COOPVAL, por via de acordo de colaboração

O levantamento do primeiro lote de vermicomposto.

O levantamento do primeiro lote de vermicomposto.

Dando cumprimento ao protocolo celebrado entre o Município do Cadaval e a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval (COOPVAL), teve recentemente lugar a recolha do primeiro lote de vermicomposto – fertilizante natural a utilizar pela autarquia na manutenção dos espaços verdes, dando assim um destino útil aos resíduos resultantes da calibragem da fruta.

O referido acordo data de 14 de fevereiro último e tem por base o facto de a manutenção dos espaços verdes da vila estar a cargo da Câmara Municipal, sendo necessária uma utilização regular de fertilizantes naquela manutenção.

Relevante é o facto de a COOPVAL, enquanto central de armazenamento de fruta (embalagem, conservação e comercialização), produzir um vermicomposto a partir do aproveitamento dos subprodutos da calibragem, nomeadamente folhas e pedúnculos.

A vermicompostagem é um tipo de compostagem em que se usam minhocas para acelerar o processo de degradação da matéria orgânica e obter o vermicomposto, mais conhecido como “húmus de minhoca”.

Trata-se de uma técnica que permite reduzir o lixo de forma sustentável, constituindo o vermicomposto um fertilizante natural muito rico em nutrientes, e que, neste caso, permite dar um destino útil aos subprodutos resultantes da calibragem da fruta.

Categorias:Regional Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Paisagem Protegida da Serra de Montejunto existe há 19 anos Região | Paisagem Protegida da Serra de Montejunto existe há 19 anos
Está preso em Leiria por violência doméstica Está preso em Leiria por violência doméstica
100 mil euros para restaurar igreja histórica no Cercal 100 mil euros para restaurar igreja histórica no Cercal
III Encontro de Coros Mistos da ACCRM III Encontro de Coros Mistos da ACCRM

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.