Cadaval: Misericórdia tem alojamento para a 3ª Idade

Santa Casa da Misericórdia do Cadaval inaugurou uma unidade de alojamento para a Terceira Idade

A nova estrutura vem promover a vivência autónoma da pessoa idosa

Perspetiva da fachada do edifício, de três pisos.

Perspetiva da fachada do edifício, de três pisos.

A Santa Casa da Misericórdia do Cadaval inaugurou, no passado dia 20 de dezembro, o edifício Maria Julieta – unidade de alojamento local para a Terceira Idade, situado na sede de concelho. Possibilitar a vivência autónoma a pessoas idosas, com eventual apoio domiciliário, foi propósito da obra, que requalificou o espaço que outrora acolheu os serviços administrativos da instituição.

Trata-se, segundo referiu na ocasião José Emílio Rodrigues, provedor da instituição, “de uma obra à qual a mesa administrativa decidiu dar o nome de uma benemérita da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval, Maria Violeta Reis Fialho, antiga cadavalense que terminou os seus dias junto de nós, na resposta social do lar de idosos».

«Foi graças ao património desta benemérita que a instituição pode ver hoje ampliada a sua capacidade de apresentar, no futuro, novos serviços no âmbito do seu compromisso estatutário”, acrescentou o provedor, referindo estarem presentes, na cerimónia, familiares da benemérita.

Entre as presenças no ato inaugural da nova estrutura habitacional contavam-se funcionários e membros dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval (SCMC).

A inauguração foi ainda testemunhada pela vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Fátima Paz, e pelo presidente da Junta de freguesia do Cadaval e Pero Moniz, Pedro Gaspar Rodrigues, entre outras individualidades e concidadãos, tendo a bênção do edifício cabido ao pároco Ricardo Jacinto.

José Emílio Rodrigues destacou o facto de a nova unidade de alojamento ter sido construída por decisão da atual mesa administrativa, que termina o mandato no final de 2015.

“Ao longo de 28 anos, considerei a SCMC a minha segunda casa. Foram raros os dias em que eu lá não fosse assinar, rubricar e tratar de muitos e variados assuntos”, recordou o provedor cessante, que manifesta visível orgulho na concretização desta obra.

José Emílio e outros elementos dos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval.

José Emílio e outros elementos dos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval.

Após visita às instalações, seguiu-se um beberete oferecido pela SCMC aos presentes. O momento inaugural englobou, também, missa em honra dos irmãos da Misericórdia do Cadaval já falecidos, realizada na Igreja Matriz do Cadaval, bem como a bênção das novas viaturas ao serviço da instituição.

A estrutura habitacional do edifício Maria Violeta, constituído por três pisos, conta com um total de seis apartamentos independentes de tipo 1, com possibilidade de alojar até 12 pessoas. Equipado com elevador interno, inclui ainda uma sala comum, situada no rés-do-chão do edifício. Cada apartamento está equipado com kitchenette, um quarto duplo e um WC.

O investimento global deste projeto rondou os 350 mil euros, financiado por capitais próprios da Misericórdia do Cadaval.

Não estando ainda regulamentado o seu funcionamento, a tipologia de alojamento deixa antever a possibilidade de os futuros residentes poderem vir a usufruir do Serviço de Apoio ao Domicílio prestado pela SCMC, que prevê que a nova unidade de alojamento possa arrancar em abril de 2016.

Categorias:Em Destaque, Social Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Inaugurada em Rio Maior a USF Villa Romana Região | Inaugurada em Rio Maior a USF Villa Romana
Região | Confirmado: USF Villa Romana é inaugurada a 12/11/2018 Região | Confirmado: USF Villa Romana é inaugurada a 12/11/2018
Região | Requalificado o Olho de Água, há mais obras em Alcobertas Região | Requalificado o Olho de Água, há mais obras em Alcobertas
Região | Paisagem Protegida da Serra de Montejunto existe há 19 anos Região | Paisagem Protegida da Serra de Montejunto existe há 19 anos

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.