Campo de Trabalho instala Wikihouse em Arrouquelas

Campo de Trabalho Internacional «Fountains of Youth – 2ª edição: History of Arrouquelas Through its Fountains»* está a instalar a wikihouse da H2O.

Ontem, quinta-feira, 28 de julho, a montagem da wikihouse estava em franco progresso. Ao fundo vê-se a Fonte da Breja.

Ontem, quinta-feira, 28 de julho, a montagem da wikihouse estava em franco progresso. Ao fundo vê-se a Fonte da Breja.

“Nós, a «H2O», temos o prazer de afirmar que somos uma instituição com história. Todos os anos somos responsáveis por muitos projetos, em que o objetivo principal é o intercâmbio internacional em torno de um tema e objetivos comuns. A H2O é uma as-sociação juvenil, sem fins lucrativos, da Freguesia de Arrouquelas, concelho de Rio Maior, distrito Santarém, com 20 anos de trabalho dinâmico, criativo e inovador, de forma empenhada. Num trabalho assente no voluntariado temos conseguido desenvolver atividades nas mais diversas áreas, na perspetiva da formação pessoal dos jovens e no desenvolvimento sócio/económico das comunidades rurais, nomeadamente da nossa freguesia de Arrouquelas” – assim principia a Associação de Jovens de Arrouquelas em recente artigo publicado no jornal Região de Rio Maior.

Em 2015 a H2O promoveu um Campo de Trabalho Internacional, voluntário, denominado «Fountains of Youth», no âmbito de um programa do Instituto Português do Desporto e Juventude. Nessa altura, jovens de alguns países da Europa e da Ásia “tomaram em mãos a restauração de uma das fontes de Arrouquelas”, lembra a associação.

Agora em 2016 está a decorrer desde 21 de julho, na progressiva freguesia de Arrouquelas, concretamente na zona da Fonte da Breja, fonte esta que beneficiou de obras de restauro no ano passado, a 2ª edição de «Fountains of Youth: History of Arrouquelas Through its Fountains». Participam 16 jovens de Espanha, Lituânia, República Checa, Rússia, Turquia, Coreia do Sul, Croácia, França e Itália. Durante 15 dias estes jovens, em regime de voluntariado organizado em conjunto com o IPDJ estão a dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2015, requalificando o local onde se encontra a referida fonte, “marco histórico da aldeia de Arrouquelas”.

A requalificação do sítio da Fonte da Breja passa pela montagem da wikihouse da H2O, que esta associação apresentou nas Tasquinhas de Rio Maior 2015, nessa altura com a designação de European Tavern. Ali, na Fonte da Breja, a wikihouse ficará perfeitamente integrada na paisagem.

Em Arrouquelas, a Fonte da Breja passará a ser mais um local de visita imperdível, no concelho de Rio Maior.

* «Fontes de Juventude – 2ª edição: História de Arrouquelas através das suas Fontes».

Categorias:Em Destaque, Rio Maior Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Estágio em Portugal – uma exposição de jovens checas Estágio em Portugal – uma exposição de jovens checas
Share diversity… stop radicalism com a H2O Share diversity… stop radicalism com a H2O
Jantar Solidário com o CEE «O Ninho» nos 20 anos da H2O Jantar Solidário com o CEE «O Ninho» nos 20 anos da H2O
Jovens em SVE em Portugal concentram-se em Arrouquelas Jovens em SVE em Portugal concentram-se em Arrouquelas

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.