Carnaval no Rio, se calhar com bom tempo…

Talvez faça bom tempo no Carnaval Escolar na sexta-feira à tarde e no Carnaval do Rio no sábado à noite

LEVANTANDO UMA PONTA DO VÉU DO CARNAVAL NO RIO (MAIOR).

Uma conversa com a vereadora Ana Filomena Figueiredo e Fernando Costa

A vereadora Ana Filomena Figueiredo e Fernando Costa, diretor do Cineteatro Municipal de Rio Maior.

Nos Carnavais no Rio tem prevalecido o segredo quanto ao que os grupos, apeados ou com carros alegóricos irão apresentar. Em 2018 não é diferente.

O segredo é porque faz-se tudo para que os outros grupos não saibam, ou a bem dizer saibam o menos possível sobre a criatividade alheia, não vão ceder à tentação de imitar… Por isso se diz que “o segredo é a alma do negócio”. Isto porque, evidentemente, o desfile do Carnaval no Rio, além de ser uma diversão é um concurso e como tal terá vencedores.

Restava-nos tentar levantar uma ponta do véu do que o Carnaval no Rio 2018 reserva aos espectadores, que não chovendo e estando até luar deverão contar-se por três a quatro mil distribuídos pelo percurso do corso pela Avenida João Ferreira da Maia, a Rotunda do Município e o Largo Padre Quartilho.

Largo Padre Quartilho; o sítio onde ficará instalado o júri do Carnaval no Rio.

No que respeita ao Largo Padre Quartilho, que já fazia parte dos desfiles de anos anteriores, a novidade para os mais distraídos é que é lá, no grande ilhéu central, que vai ficar o palanque do júri, de frente para a Igreja Matriz, mais ou menos ao lado do repuxo, (que era aquele que tantas saudades deixou e que “habitava” na pequena rotunda onde hoje se encontra a Rotunda do Município – a das bandeiras). Os grupos apeados exibirão as suas coreografias perante os jurados e para o público, na faixa de rodagem, podendo alargar-se para aquele empedrado que uma fiada de floreiras separa da escadaria do templo. Tudo previamente tratado com a paróquia.

“Optou-se pelo Largo Padre Quartilho porque os grupos já começam a ser grandes e necessitam de mais espaço para se exibirem”, explica a vereadora da Cultura, Ana Filomena Figueiredo, convicta de que assim os foliões poderão brilhar e mostrar tudo aquilo que têm ensaiado e o que vão vestir para o desfile. O local onde o faziam até agora, na Avenida João Ferreira da Maia, junto ao Jardim Municipal «25 de Abril», não tinha por onde se pudessem espalhar, exceto em comprimento ao longo da faixa de rodagem.

É nesta faixa de rodagem da Avenida João Ferreira da Maia e no empedrado que se vê à direita, que os grupos exibirão as suas coreografias.

Outra novidade é que não haverá “casal real” oriundo de qualquer uma das freguesias ou uniões de freguesias, para assumir a “regência” do Carnaval do Rio. Algumas freguesias têm os seus próprios desfiles – casos, por exemplo, de Arrouquelas e de Asseiceira – e por outro lado, não se tendo a organização apercebido de que houvesse motivação para esse tipo de participação e não querendo que a mesma pudesse ser, ainda que vagamente, entendida como uma obrigação, optou por prescindir da “realeza” e desta vez abrir o desfile noturno de outra forma. “Achámos que dava mais visibilidade ao desfile e conferia maior equidade entre os grupos fazer a abertura com uma passerelle sambista e com os dois apresentadores em cartaz”, elucidou a propósito a vereadora.

Os apresentadores são a Isabel Figueira, conhecida figura televisiva e o André Silva da Hiper FM que farão a apresentação, animação e a interação com o público. E há ainda os DJ’s Tiago M e Jean Paul, que também estão no cartaz. A Passerelle Sambista vem de Samora Correia.

Desvendando “segredos” do Carnaval no Rio 2018

  • O desfile contará com 12 grupos, alguns deles com carros alegóricos.
  • Tendo apenas em conta os inscritos à data desta conversa (5 de fevereiro) com Ana Filomena Figueiredo e Fernando Costa, deverão desfilar cerca de 450 foliões.

Nem Ana Filomena Figueiredo nem Fernando Costa fazem ideia do que os grupos irão apresentar. Só há duas pessoas da organização que sabem tudo de todos os grupos e não eram os meus interlocutores nesta conversa.

  • O mundo submarino encantado e uma antiga civilização perdida poderão – mas não é certo – ser dois dos temas levados a este desfile.

Do “segredo” em que os grupos se mantêm sempre conseguimos adiantar que o guarda-roupa é bastante variado; “Os diferentes grupos investem bastante no Carnaval e têm brio na forma como se apresentam. Parece-me que estamos a ter cada vez mais um Carnaval com muita qualidade do ponto de vista dos trajes, das indumentárias, dos pormenores dos grupos, o que também nos está a fazer repensar a forma como a Câmara Municipal tem vindo apoiar e como deverá vir a apoiar no futuro os diferentes grupos participantes”, revelou a vereadora. “Também é verdade que ‘quem corre por gosto não cansa’ como se costuma dizer e eu sou uma dessas pessoas; sempre gostei do Carnaval e participo porque gosto mas hoje em dia, quando o nível já é tão elevado – temos vindo a observar ao longo dos anos que a fasquia está cada vez mais alta, com os grupos a subirem o nível da sua apresentação, dos décors, da luminosidade –, também temos que ter em conta que as pessoas estão a investir e algumas delas até com alguma dificuldade, para que o seu grupo de apresente com uniformidade, por isso já estamos a trabalhar nesse sentido”, informou a autarca.

O desfile noturno tem o arranque previsto para as 21 horas e 30 minutos. Já no ano passado só se atrasaram 5 minutos, por isso não se atrase o espectador!

O público poderá contar com o Picolé 2, a Belaria e o Solar do Parque abertos, roulottes de comes e bebes, além de que os bares noturnos da cidade estarão prontos para a noite de folia.

O Carnaval Escolar de Rio Maior

O Carnaval Escolar, na sexta-feira, 9 de fevereiro, às 3 da tarde, na Avenida João Ferreira da Maia, “este ano terá a participação de todas as escolas do nosso concelho”, revelaram praticamente em coro Ana Filomena Figueiredo e Fernando Costa. Os coordenadores das escolas do meio rural optavam mais por fazer o Carnaval internamente com os seus alunos, “mas este ano, falado o assunto atempadamente, todas as escolas do concelho farão parte do Carnaval Escolar”, afirmou a vereadora. “É claro que há um grande envolvimento da parte dos professores e dos auxiliares de ação educativa, saem da sua zona de conforto, é uma grande responsabilidade trazer os alunos todos e tomar conta deles – os pais e familiares gostam de assistir ao desfile e acompanhar os seus filhos mas às vezes esquecem-se de informar os professores e educadores que vão levar o filho consigo –, de modo que os responsáveis pelas escolas têm que ter 100 olhos!”, acrescentou.

Também para a noite de sexta-feira está previsto um baile solidário, na tenda montada no Jardim Municipal. Micael Bento é o DJ anunciado em cartaz.

Como última nota a autarca quis sublinhar: “Mais uma vez os bares juntam-se e vão ter a sua quota-parte de responsabilidade para que estes eventos corram da melhor forma possível”.

Ah! E o estado do tempo?

Segundo as previsões de hoje, dia 7, para sexta-feira, dia 9, e sábado dia 10, o estado do tempo até nem vai muito contra o Carnaval no Rio:

Para sexta-feira, a previsão para o período das 15 às 24 horas é de céu nublado mas sem chuva, passando a céu limpo por volta das 18 horas, mantendo-se assim até perto das 23 horas altura em que deverão registar-se períodos de nublados.

Para sábado, 10 de fevereiro, o céu vai estar limpo do meio-dia em diante, até`cerca das 3 horas da madrugada de domingo.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Sociedade Tags: , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Carnaval no Rio: Alienistas e Génios da Lâmpada Mágica, 1.ºs Região | Carnaval no Rio: Alienistas e Génios da Lâmpada Mágica, 1.ºs
Região | Contos e Lendas – tema do Carnaval Escolar 2019 em Rio Maior Região | Contos e Lendas – tema do Carnaval Escolar 2019 em Rio Maior
Região | Torres Vedras vai inaugurar o seu Monumento do Carnaval em Fevereiro Região | Torres Vedras vai inaugurar o seu Monumento do Carnaval em Fevereiro
Região | RMSC bate UD Chamusca para a Taça Ribatejo de Juniores Região | RMSC bate UD Chamusca para a Taça Ribatejo de Juniores

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.