Carnaval do Rio molhado bateu dois recordes

Ganaus ganhou nos carros alegóricos e «Os Amigos da Freiria» nos grupos apeados.

Não estragou, propriamente, o Carnaval do Rio 2014 realizado no primeiro sábado de Março, dia 1, à noite, na cidade de Rio Maior, mas atrapalhou e afastou imensa gente aquela chuva miúda e chata que caiu durante praticamente todo o desfile e o corso, mais intensamente na sua “recta final”, acompanhada daquele ventinho que tornava mais fria a Avenida João Ferreira da Maia.

Estóicos, os Reis D. David e D. Marina, da freguesia de Fráguas, aguentaram a intempérie de pé durante todo o corso, de sorriso nos lábios e elegante aceno ao povo, dando boa conta dos deveres do trono!
Mas valha a verdade que apesar de tudo o Carnaval do Rio 2014 talvez tenha tido mais de metade “da casa” que se viu no Carnaval do Rio 2013 o que não deixa de ser um interessante indicador do potencial de atractividade do evento, a ter em conta para o futuro.
Como se noticiou, a organização, uma parceria da Câmara Municipal com a Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior propunha-se superar os números do ano anterior; superou apenas alguns mas é convicção de muitas pessoas que estiveram a apreciar o evento, que só não conseguiu o pleno por causa das condições meteorológicas.

Números de 2013 superados em 2014:
• O grupos apeados passaram de 11 para 17.
• O número de participantes cresceu de cerca de 500 para aproximadamente 600.
Números não superados:
• Os carros alegóricos passaram de 13 em 2013 para 12 em 2014.
• O público, pelas razões já aduzidas.

Ainda no que respeita aos carros alegóricos propriamente ditos, não tendo portanto em conta os respectivos acompanhantes e correspondentes coreografias, parece-nos ter sido evidenciada por alguns deles uma acentuada evolução na criatividade posta na sua concepção, factor que a ser consolidado só valorizará os futuros Carnavais do Rio. É claro que na avaliação não conta apenas esse item.
Constituíram o corso deste ano os carros alegóricos da Associação dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Rio Maior, Ganaus Café, Associação CRD de S. Sebastião, Comissão de Melhoramentos e Progresso do Cidral e Casais do Cidral, LegoLândia, Spot 14, Associação de Estudantes da Escola Secundária de Rio Maior, Rancho Folclórico de Chãos, Associação de Solidariedade Social Cultura e Desporto de Fráguas, Escola Profissional de Rio Maior e Grupo de Amigos.

Carnaval do Rio 2014 - 007 Carnaval do Rio 2014 - 045 Carnaval do Rio 2014 - 029 Carnaval do Rio 2014 - 019 Carnaval do Rio 2014 - 013

O desfile compôs-se dos seguintes grupos apeados além dos que faziam conjunto com os carros alegóricos: Grupo de Amigos, Grupo das Ovelhas Chonés, Associação Jovem Alcobertas, Núcleo Juvebombeiro (BVRM), Grupo Carnavalesco de Outeiro da Cortiçada, Portugueses para Além do Além, Universidade Sénior de Rio Maior e Estribo Bar.
O júri, composto por Mafalda Ferro, presidente da Fundação António Quadros, o mágico Manuel Barata, o grafiter riomaiorense Cristiano Neves, Sérgio Gonçalves, presidente da direcção da Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior e Solange Gomes, representando a Escola Profissional de Rio Maior atribuiu os três primeiros lugares em cada categoria da seguinte forma:

CARROS ALEGÓRICOS
1.º … 269 pontos …. Ganaus Café …. ‘Os Salineiros’
2.º … 262 pontos …. Comis. MP Cidral e C. Cidral …. ‘Grilo’
3.º … 254 pontos …. Legolândia …. ‘Lego’
GRUPOS APEADOS
1.º … 240 pontos …. Os Amigos da Freiria …. ‘A Metamorfose’
2.º … 234 pontos* .. N. Juvebombeiro …. ‘Minions Bombeiros’
2.º … 234 pontos* .. Boa Forma Eventos, Lda. …. ‘Pugilistas’
* Ex aequo.

“Apesar de S. Pedro não ter ajudado, os riomaiorenses souberam mostrar que gostam de participar no nosso Carnaval”, afirmou a presidente do Município, Isaura Morais que agradeceu a todos os participantes “pela imaginação, boa disposição e bonitas coreografias”.

Categorias:Rio Maior Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Quarteto de Cordas da GNR aplaudido de pé em Rio Maior Região | Quarteto de Cordas da GNR aplaudido de pé em Rio Maior
Região | SerMaior já coligiu 21 ideias para o concelho de Rio Maior Região | SerMaior já coligiu 21 ideias para o concelho de Rio Maior
Região | Detidos por assaltarem residências na Cabeça Gorda Região | Detidos por assaltarem residências na Cabeça Gorda
Região | Velhos Hoquistas em jantar convívio anual na Fortaleza. Região | Velhos Hoquistas em jantar convívio anual na Fortaleza.

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.