Cartaxo – Desfile pela paz juntou mais de mil pessoas

Alunos do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar, idosos e jovens, professores e famílias, técnicos das escolas e IPSS do concelho, participaram num desfile que percorreu as ruas do Cartaxo e teve como objetivo chamar a atenção para os valores da solidariedade, da união e da partilha.

O programa de animação que a Câmara Municipal do Cartaxo organizou, em pareceria com os agrupamentos escolares, comerciantes, associações culturais, desportivas e de apoio social, para celebrar a época festiva – Cartaxo Terra Natal –, trouxe às ruas da cidade um desfile que decorreu na manhã de ontem, dia 11 de Dezembro.

Desde o Largo do Valverde até à Praça 15 de Dezembro, junto ao edifício sede do município, desfilaram mais de mil pessoas que quiseram chamar a atenção para os valores mais profundos da época – a paz e a solidariedade, a união, a partilha e a amizade.

O desfile foi recebido pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Amorim, que explicou que o “programa de animação que preparámos para este Natal tem dois objectivos essenciais: promover o comércio local e recolocar no centro de todos os eventos e actividades, a preocupação com a cultura, a educação e o apoio social”, afirmando que “uma comunidade inclusiva e tolerante, capaz de lutar pelo bem comum, é uma comunidade mais forte, preparada para resistir perante as adversidades e de encontrar soluções de crescimento sustentado”.

 No final do desfile, as escadas do edifício da Câmara foram ocupadas pelas crianças que entoaram cânticos de Natal, contagiando com a sua alegria e entusiasmo, todos os participantes, incluindo o Pai Natal que chegou de charrete e trouxe muitos rebuçados e um pequeno lanche para os participantes reporem as energias.

 No desfile participaram – Viver Mais, Viver Melhor, Universidade Sénior do Cartaxo, Associação Comunitária de Assistência Social de Vila Chã de Ourique, Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo (EB1 N.º 1 Cartaxo, EB1 N.º 2 Cartaxo, EB1 N.º 3 Cartaxo),  Jardim-de-Infância de Vila Chã de Ourique, Jardim-de-Infância de Valada, Centro Social e Paroquial da Ereira e Jardim de Infância do Cartaxo.

 Para além dos participantes no desfile, outras associações e escolas, não podendo estar presentes, fizeram questão de participar, contribuindo para a decoração de Natal da Praça 15 Dezembro, fazendo enfeites para os pinheiros, ou construindo bonecos de neve que neste dia, encantaram os mais pequeninos – Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, Centro de Dia de Pontével, Associação O Tejo – Valada e Centro Social e Paroquial de Vale da Pinta.

Categorias:Regional Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe
4.ª Exposição Canina de Raças Portuguesas 4.ª Exposição Canina de Raças Portuguesas
Projeto porco.pt no Congresso Nacional de Suinicultura Projeto porco.pt no Congresso Nacional de Suinicultura
MAIS Lezíria 2017 arranca com Festival de Escolas de Natação MAIS Lezíria 2017 arranca com Festival de Escolas de Natação

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.