Cartaxo – Desfile pela paz juntou mais de mil pessoas

Alunos do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar, idosos e jovens, professores e famílias, técnicos das escolas e IPSS do concelho, participaram num desfile que percorreu as ruas do Cartaxo e teve como objetivo chamar a atenção para os valores da solidariedade, da união e da partilha.

O programa de animação que a Câmara Municipal do Cartaxo organizou, em pareceria com os agrupamentos escolares, comerciantes, associações culturais, desportivas e de apoio social, para celebrar a época festiva – Cartaxo Terra Natal –, trouxe às ruas da cidade um desfile que decorreu na manhã de ontem, dia 11 de Dezembro.

Desde o Largo do Valverde até à Praça 15 de Dezembro, junto ao edifício sede do município, desfilaram mais de mil pessoas que quiseram chamar a atenção para os valores mais profundos da época – a paz e a solidariedade, a união, a partilha e a amizade.

O desfile foi recebido pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Amorim, que explicou que o “programa de animação que preparámos para este Natal tem dois objectivos essenciais: promover o comércio local e recolocar no centro de todos os eventos e actividades, a preocupação com a cultura, a educação e o apoio social”, afirmando que “uma comunidade inclusiva e tolerante, capaz de lutar pelo bem comum, é uma comunidade mais forte, preparada para resistir perante as adversidades e de encontrar soluções de crescimento sustentado”.

 No final do desfile, as escadas do edifício da Câmara foram ocupadas pelas crianças que entoaram cânticos de Natal, contagiando com a sua alegria e entusiasmo, todos os participantes, incluindo o Pai Natal que chegou de charrete e trouxe muitos rebuçados e um pequeno lanche para os participantes reporem as energias.

 No desfile participaram – Viver Mais, Viver Melhor, Universidade Sénior do Cartaxo, Associação Comunitária de Assistência Social de Vila Chã de Ourique, Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo (EB1 N.º 1 Cartaxo, EB1 N.º 2 Cartaxo, EB1 N.º 3 Cartaxo),  Jardim-de-Infância de Vila Chã de Ourique, Jardim-de-Infância de Valada, Centro Social e Paroquial da Ereira e Jardim de Infância do Cartaxo.

 Para além dos participantes no desfile, outras associações e escolas, não podendo estar presentes, fizeram questão de participar, contribuindo para a decoração de Natal da Praça 15 Dezembro, fazendo enfeites para os pinheiros, ou construindo bonecos de neve que neste dia, encantaram os mais pequeninos – Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, Centro de Dia de Pontével, Associação O Tejo – Valada e Centro Social e Paroquial de Vale da Pinta.

Categorias:Regional Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Boccia: pódio para o Agrupamento Marinhas do Sal Boccia: pódio para o Agrupamento Marinhas do Sal
Enoturismo: ERTAR promove capacitação e qualificação Enoturismo: ERTAR promove capacitação e qualificação
Ponte Rainha D. Amélia com restrições Ponte Rainha D. Amélia com restrições
MAIS Lezíria 2018 chega a Rio Maior a 28 de abril MAIS Lezíria 2018 chega a Rio Maior a 28 de abril

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.