Cartaxo em luta contra a corrupção

CM CARTAXO

A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, por unanimidade, ontem dia 16 de Março, o Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo os Riscos de Corrupção e Infracções Conexas.

Iniciado neste mandato, o plano de prevenção foi elaborado a partir do trabalho conjunto de todas as áreas de actividade da Câmara Municipal, sendo o documento final coordenado pelo Gabinete Jurídico da autarquia. Este plano estabelece directrizes sobre a prevenção dos riscos e define as funções e responsabilidades dos intervenientes na gestão e coordenação das actividades do município.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo apresentou o plano de prevenção ao executivo, afirmando que “o envolvimento dos serviços na construção do Plano foi essencial, permitiu que cada responsável reflectisse sobre os riscos de corrupção e infracções da sua área de trabalho, definindo acções preventivas da sua ocorrência, assim como, identificando os responsáveis pela sua aplicação. O Plano é assim, mais que um documento orientador, é um documento de acção concreta, a aplicar diariamente”.

O autarca afirmou que “o Cartaxo passa agora a dispor de um instrumento de gestão, e de maior exigência sobre os serviços municipais, que foi construído por estes e dá ao cidadão a oportunidade de exercer o seu direito de controlo sobre os serviços públicos autárquicos”, frisando que “o Cartaxo sai assim da lista dos municípios no país que não tinham cumprido a obrigação de construir este Plano, obrigatório desde 2009”.

O plano de prevenção do Município do Cartaxo segue a Recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) datada de 1 de julho de 2009, segundo a qual deveriam os órgãos máximos das entidades gestoras de dinheiros, valores ou patrimónios públicos, fosse qual fosse a sua natureza, elaborar estes planos, até ao dia 31 de Dezembro de 2009.

Categorias:Regional Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe
4.ª Exposição Canina de Raças Portuguesas 4.ª Exposição Canina de Raças Portuguesas
Projeto porco.pt no Congresso Nacional de Suinicultura Projeto porco.pt no Congresso Nacional de Suinicultura
MAIS Lezíria 2017 arranca com Festival de Escolas de Natação MAIS Lezíria 2017 arranca com Festival de Escolas de Natação

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.