Categoria máxima para o litoral Oeste

A região Oeste, em que se integra Torres Vedras, foi galardoada com a categoria máxima do Quality Coast: o nível de platina.

quality_coast_topo

Depois de há dois anos ter recebido o galardão deste projeto na categoria de bronze, o Oeste recebe-o agora na de platina por ter obtido uma classificação excelente em todos os níveis respetivos: natureza, ambiente, identidade local e herança cultural, hospitalidade e segurança, e turismo e negócios.

Atribuído pela EUCC – Coastal & Marine Union, o galardão afere a qualidade dos territórios costeiros na área do turismo sustentável, tendo o concelho de Torres Vedras sido um dos primeiros territórios portugueses a recebê-lo, em 2009.

Há dois anos o galardão do Quality Coast foi atribuído à região Oeste no seu conjunto, com um importante contributo do concelho torriense.

Este ano, Torres Vedras volta a dar mais uma vez um forte contributo para a atribuição deste galardão à região Oeste. Tal acontece, segundo o relatório respetivo, devido nomeadamente: à localização da Rede Natura 2000 entre Peniche e Santa Cruz; à delimitação de uma área de proteção marinha pelo Município; à implementação pelo Município com o seu congénere da Lourinhã de um projeto para aumentar os conhecimentos nas áreas da biodiversidade e conservação da natureza, com particular incidência junto da comunidade escolar e no que se refere à Rede Natura 2000; à estratégia municipal para as alterações climáticas; ao desenvolvimento do projeto Ecomar pelo Município também com o Município da Lourinhã; à implementação da Agenda 21 Local de Torres Vedras; à implementação do programa Torres ao Centro que foi inclusivamente galardoado no Green Project Awards; à atribuição ao Município do galardão Green Leaf pela Comissão Europeia; à adesão do Município ao Pacto de Autarcas, o qual visa a redução de emissões de dióxido de carbono; à dinamização do festival Santa Cruz Ocean Spirit; e à promoção do programa Idosos Saudáveis e Ativos.

Para além da região no seu conjunto, o concelho de Torres Vedras em particular foi também paralelamente galardoado no âmbito do projeto Quality Coast, igualmente com o nível de platina.

Categorias:Regional Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Notícias breves da região do Ribatejo e Oeste Região | Notícias breves da região do Ribatejo e Oeste
Região | Leiria quer ser a Capital Europeia da Cultura em 2027 Região | Leiria quer ser a Capital Europeia da Cultura em 2027
Região | Sismo de magnitude 4,6 a 130 km a oeste do Cabo Mondego Região | Sismo de magnitude 4,6 a 130 km a oeste do Cabo Mondego
Em Janeiro o Porco.pt é Rei Em Janeiro o Porco.pt é Rei

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.