Centro Escolar de Fráguas foi inaugurado

Conforme previsto, o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida e a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais inauguraram ao fim da manhã de sábado da semana passada, 6 de Setembro, em Fráguas, o Centro Escolar do Nordeste do Concelho (nome com que o projeto avançou), entretanto rebaptizado por proposta da autarquia fraguense, pelo que se chamará Centro Escolar de Santo António, em honra da freguesia e seu orago.

Uma perspectiva da Biblioteca.

Uma perspectiva da Biblioteca.

O novo e modelar estabelecimento educativo integra o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal e é coordenado pela educadora de infância Luísa Falcão. Tem capacidade para cerca de 150 crianças, desde a pré-primária até ao 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico.

Recebe as crianças das freguesias de Fráguas e S. Sebastião e da União das Freguesias do Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões. Dotado de equipamentos interactivos, tecnologias de informação e comunicação, biblioteca, refeitório e espaços para a prática de actividades desportivas, entre outras valências, custou 1 milhão e 114 mil euros, tendo sido financiado em 85% pela União Europeia.

O Município de Rio Maior, na qualidade de dono da obra, contribuiu com cerca de 167 mil euros. Este montante integra os 6 milhões de euros investidos nos últimos anos na modernização da rede escolar do concelho.

Isaura Morais defende que “é em centros escolares modernos como este que podemos garantir mais e melhores condições de sucesso a toda a comunidade escolar, que passa a dispor, para além das condições físicas do edifício, de um espaço que proporciona mais socialização e uma maior inclusão social e vivência de cidadania”.

Um ângulo do refeitório.

Um ângulo do refeitório.

Para João Casanova de Almeida a construção deste tipo de equipamentos em todo o território nacional representa um investimento para que, no futuro, os nossos jovens possam tomar as melhores decisões para o país, alicerçados numa educação sólida e moderna.

O presidente da Junta de Fráguas, José Manuel Azenha Santos agradeceu o empenho do Município na concretização da obra mas não se esqueceu de deixar uma palavra de apreço também a Silvino Sequeira que previu na Carta Educativa, um centro escolar em Fráguas. Alexandre Canadas não hesitou em chamar ao novo centro “a escola mais bonita do concelho” e declarou o orgulho do Agrupamento Marinhas do Sal por a acolher no seu seio.

A cerimónia de inauguração principiou com alguns alunos a comentarem as mais-valias do Centro Escolar de Fráguas e finalizou na associação local com um convívio para toda a população que registou cerca de 600 convivas.

Categorias:Educação Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid
Região | «Pintados de Rosa», Projeto de Aptidão Profissional na EPRM Região | «Pintados de Rosa», Projeto de Aptidão Profissional na EPRM
Regiao | O Centenário do Armistício na Escola Secundária de Rio Maior Regiao | O Centenário do Armistício na Escola Secundária de Rio Maior
Região | Secundária expõe participação portuguesa na 1ª Grande Guerra Região | Secundária expõe participação portuguesa na 1ª Grande Guerra

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.