Cerâmica: dado último passo para constituir a AptCC

Reunião em Viana do Alentejo dá o passo final para a constituição da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC).

Os participantes na reunião de Viana do Alentejo.

Os participantes na reunião de Viana do Alentejo.

Na reunião realizada no dia 16 de junho de 2016 em Viana do Alentejo, foi dado o passo final para a criação da futura Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC), que vai ter como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Óbidos, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

O projeto de Estatutos que tinha sido elaborado na reunião de Aveiro em março passado, foi agora concluído com a aprovação por unanimidade da localização da sede da Associação nas Caldas da Rainha, bem como da aprovação da quota anual para os municípios participantes, que será idêntica para todos. Também foi aceite por unanimidade que a primeira presidência da Associação (rotativa nos termos estatutários) seja assegurada por Mafra.

O próximo passo a concluir até finais de setembro será a aprovação da adesão formal à Associação por todos os executivos camarários e pelas assembleias municipais, para depois poder ser realizada a escritura constitutiva da nova estrutura que será ainda submetida ao Tribunal de Contas, nos termos da legislação vigente.

Na reunião foi referido que há já quatro municípios, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Vila Nova de Poiares e Viana do Castelo, que já fizeram esta aprovação pelos órgãos locais, comprometendo-se os restantes municípios a fazê-lo até ao final do 3º trimestre de 2016, para depois, e em simultâneo, todos os municípios submeterem a sua participação na Associação ao Tribunal de Contas para visto prévio.

As Associações Nacionais das Cidades Cerâmicas já existentes na Europa – Itália, França, Espanha, Roménia e Alemanha –, já convidaram as cidades e vilas cerâmicas portuguesas para assistirem à próxima Assembleia Geral Europeia, que se realiza em Faenza (Itália) no início de setembro, por ocasião da ARGILLA’16, o principal evento da cerâmica europeia, em que estão presentes centenas de ceramistas dos mais variados países do continente.

Recorde-se ainda que estas associações nacionais se constituíram junto da União Europeia enquanto Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, uma estrutura com peso institucional junto da Comissão e do Parlamento Europeu, contando já com a representação de mais de uma centena de cidades cerâmicas.

O principal objetivo da futura associação portuguesa, como das suas congéneres, será a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente a nível da conservação do património, o estabelecimento de parcerias entre cidades e vilas com vínculos tradicionais à cerâmica, seja do tipo produtivo, cultural ou de qualquer outro âmbito.

Tem ainda por objectivo a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea bem como o incentivo de relações de cooperação e intercâmbios entre os municípios associados a nível nacional ou na rede europeia. Entre as iniciativas que pretendem lançar, será o alargamento a nível europeu do evento que já se realiza em Itália, no primeiro fim de semana do mês de junho do «Bom Dia Cerâmica», em que se realizam atividades, exposições, workshops, dias abertos dos ateliers, etc. em todas as cidades aderentes à rede, com cobertura mediática muito alargada.

Os catorze municípios fundadores da Associação irão no futuro convidar mais municípios de todo o país, onde exista ou tenha existido uma tradição cerâmica, ou que hoje sejam fonte da produção criativa e inovadora da cerâmica.

Fonte: AptCC

Categorias:Nacional Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios
O Teatro da Rainha estreia PLAY HOUSE de Martin Crimp O Teatro da Rainha estreia PLAY HOUSE de Martin Crimp
Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros
Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores passa por Rio Maior Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores passa por Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.