Cerimónia de entrega do Prémio Europa Nostra

Catedral e Museu Diocesano de Santarém são Património Cultural da União Europeia.

A Catedral de Santarém e o Museu Diocesano adjacente foram um dos vencedores do Prémio Europa Nostra 2016, o prémio anual da União Europeia para o património cultural. Esta é a mais alta distinção na Europa no campo do património histórico e cultural.

2_se_catedral

A cerimónia de entrega do prémio do património cultural à Catedral e Museu Diocesano em Santarém realiza-se este sábado, dia 10 de setembro, pelas 16 horas, na Catedral de Santarém, com a presença de João Tàtá dos Anjos, da Representação da Comissão Europeia, de Luís Filipe de Castro Mendes, ministro da Cultura, de Guilherme d’Oliveira Martins, Europa Nostra, e de D. Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém.

A Catedral de Santarém e o Museu adjacente são agora reconhecidos pela Comissão Europeia como Património Cultural da União Europeia, após terem sido submetidos a um complexo projeto de conservação, entre 2012 e 2014, responsável pelo restauro da arquitetura da catedral, decoração do interior e da fachada e ainda a reabilitação do museu.

Para o júri do Prémio Europa Nostra, “a alta qualidade desta conservação da arte e da arquitetura é uma realização impressionante, especialmente quando se considera a abrangência do trabalho que precisava ser feito”. O projeto multidisciplinar envolveu especialistas das áreas de química, biologia, radiologia, fotografia e história.

Na atribuição do prémio, o júri destacou “o compromisso (dos conservadores) em utilizar técnicas de construção tradicionais que asseguram um restauro fiel da arquitetura e da coleção de arte sacra”, para além da “harmonia na combinação bem-sucedida dos diferentes elementos”. Este é um trabalho ambicioso que faz da Catedral de Santarém um “excelente modelo para a rede mais ampla de catedrais que se encontram por todo o país”, frisou o júri.

Este prémio resulta de uma parceria entre Comissão Europeia, no âmbito do Programa Europa Criativa, e a Europa Nostra, uma organização que representa 250 ONGs, 150 organizações associadas e 1 500 membros individuais em mais de 50 países, com a missão de proteger o património e paisagens culturais na Europa. O Prémio Europa Nostra é atribuído anualmente a projetos notáveis que contribuam para preservar e estudar o património europeu, bem como para sensibilizar os cidadãos para o seu valor e impacto na economia. Todos os projetos premiados são exemplos perfeitos do que as comunidades e os cidadãos podem fazer pela herança.

Dada a importância que o património histórico e cultural da Europa tem na memória e na identidade coletiva dos cidadãos europeus, para além do seu potencial na promoção da economia e da coesão e integração sociais, a Comissão apresentou uma proposta ao Parlamento Europeu e ao Conselho para designar 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural.

O Ano do Património Cultural será uma ocasião para destacar a importância da cultura europeia e para dar a conhecer tudo o que a UE é capaz de fazer em termos de conservação, informatização, infraestruturas, desenvolvimento da investigação e das competências. Serão organizados eventos em toda a Europa, bem como campanhas de informação, educação e sensibilização. Esta será, igualmente, uma oportunidade para dar resposta aos desafios colocados não só por um novo quadro de redução dos orçamentos públicos no setor da cultura, como também pela redução do número de participantes em atividades culturais tradicionais, pelas pressões ambientais sobre os sítios do património cultural, pela alteração da cadeia de valor e da transformação digital.

Para saber mais aceda a: http://ec.europa.eu/culture/tools/actions/heritage-prize_en.htm e a http://www.europanostra.org/heritage-awards/

Apontamento publicado em 7/4/2016 no site do Região de Rio Maior sobre a atribuição do Prémio Europa Nostra à Sé Catedral e ao Museu Diocesano de Santarém, nessa mesma data, com o título «Prémio Europa Nostra para a Diocese de Santarém», em: http://www.regiaoderiomaior.pt/premio-europa-nostra-para-a-diocese-de-santarem/

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Categorias:Em Destaque, Património Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Prémio Maria Lamas 2018 vai ser entregue no dia 8 de julho Prémio Maria Lamas 2018 vai ser entregue no dia 8 de julho
Prémio Europa Nostra para a Diocese de Santarém Prémio Europa Nostra para a Diocese de Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.