Choupos e plátanos podem estar por um fio

Alguns choupos e plátanos podem ter os dias contados na cidade de Rio Maior.

No que respeita a cuidados e substituição de árvores no perímetro urbano de Rio Maior, a Câmara Municipal tem “um plano de podas a ser implementado de forma gradual”, revelou o vice-presidente Santana Dias, vereador com o pelouro da Gestão de Espaço Público, Ambiente/Saúde Pública, na reunião de Câmara de 23/3/2018.

A prioridade do plano de podas vai para as árvores da Avenida Paulo VI e sua área envolvente onde foram plantados espécimes que têm “um crescimento primário brutal e atingem alturas que não são adequadas ao meio urbano”, sendo que muitas delas “vão ter mesmo que ser abatidas”, o que poderá ser o caso daqueles “choupos que estão junto ao Pavilhão Multiusos que de forma nenhuma podem lá continuar durante muito mais tempo, porque além de danificarem toda aquela calçada (nr.: da chamada avenida dos ceboleiros), causam problemas de drenagem das águas” pluviais “sempre que chove bastante”. A este propósito o autarca referiu que antes das Tasquinhas 2018 deu instruções para que o sistema de drenagem fosse limpo mas que apesar dessa precaução, durante o certame revelou-se insuficiente para escoar a água da chuva, pelo que o local das roulotes de comida rápida ficou várias vezes inundado.

Em cima: fiada de choupos na chamada avenida dos ceboleiros. Em baixo: os choupos estão demasiado próximos dos prédios e alguns causam danos na calçada e no lajeado.

Luís Filipe Santana Dias apontou ainda o caso das árvores da zona da Biblioteca Municipal como outro exemplo de incómodo para os moradores, pelo que “não faz sentido termos árvores deste calibre no espaço público.

A Biblioteca está rodeada de choupos negros na Praceta Marcolino Nobre (foto aqui) e no seu próprio jardim (foto no facebook).

O vice-presidente do Município anunciou ainda que a arquiteta Rute tem estado a fazer o levantamento da situação e identificação de prioridades.

Alguns plátanos poderão também ter a mesma sorte que os choupos.

Saiba mais sobre este assunto, aqui: http://www.regiaoderiomaior.pt/index.php/em-rio-maior-choupos-negros-estao-na-berlinda/

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Em Destaque, Rio Maior Tags: , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Limpar o mato para prevenir fogos rurais e florestais Limpar o mato para prevenir fogos rurais e florestais
AM aprovou orçamento da Câmara de Rio Maior para 2018 AM aprovou orçamento da Câmara de Rio Maior para 2018
Conta-me um Conto, para incentivar a leitura Conta-me um Conto, para incentivar a leitura
Exercícios de Pintura, na Biblioteca Exercícios de Pintura, na Biblioteca

Um Comentário

  1. Raimundo Silva diz:

    Quanto aos choupos não é só o dano nos pavimentos, mas sim a (flor?) aquela fibra branca que parece sumauma que entra por todo lado, até pelo nariz e que para as pessoas asmáticas é do pior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.