CNEMA vai realizar Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses

ENCHIDOS

Premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses é o objectivo do Centro Nacional de Exposições, em Santarém, que vai ser palco do 4º Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados a 17 de Março e do 5º Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses com Nomes Qualificados que decorre nos dias 17 e 18 de Março.

Estas iniciativas, que o CNEMA promove em conjunto com a Qualifica, realizadas em prova cega, têm como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

O Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados está aberto a todos os produtores de carnes de aves, de bovino, de caprino, de ovino e de suíno cujos nomes estejam reconhecidos como IG/IGP ou como DO/DOP.

A entrega das amostras deve ser feita no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, até às 12 horas do dia 17 de Março, devendo a embalagem mencionar expressamente e de forma bem visível “produto para o concurso de carnes tradicionais portuguesas”.

O Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses está aberto a todos os produtores de enchidos, ensacados, presuntos e outros produtos tradicionais, produzidos em Portugal, com carnes de origem portuguesa, nomeadamente:

  1. cujos nomes estejam qualificados como DOP/IGP ou como DO/IG, ou
  2. cujos produtos sejam considerados como ETG, ou
  3. que beneficiem do uso da marca colectiva de associação ÉQUALIFICADO, ou
  4. que demonstrem cumprir os requisitos constantes do Documento 029 CQ 01 – CRITÉRIOS PARA A QUALIFICAÇÃO DE PRODUTOS TRADICIONAIS, aprovado pela QUALIFICA.

A entrega das amostras deve ser feita no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, até às 17h 30m do dia 16 de Março de 2015, devendo a embalagem mencionar expressamente e de forma bem visível “produto para o concurso de enchidos, ensacados e presuntos tradicionais”.

Durante o mês de Março vão decorrer também o Concurso Nacional de Pão, Broas, Folares e Bôlas Tradicionais Portuguesas (24 de março), o Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses (25 de março), o Concurso Nacional de Conservas de Pescado Tradicionais Portuguesas (31 de março) e o Concurso Nacional de Azeitonas e Aperitivos Tradicionais Portugueses (31 de Março).

Em Abril realce para o Concurso Nacional de Vinagres (7 de abril), Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos (7 de abril), Concurso Nacional de Sidras e Cervejas Tradicionais (8 de abril) e Concurso Nacional de Sumos, Néctares e Concentrados de Fruta (8 de abril).

O Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra a decorrer nos dias 14,15 e 22 de Maio será realizado em conjunto com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e ainda durante o mês de Maio realiza-se o Concurso Nacional de Mel, organizado pelo CNEMA e pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.

Categorias:Regional Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Atividade operacional do Comando Territorial da GNR Atividade operacional do Comando Territorial da GNR
Krav Maga: sabe o que é? Krav Maga: sabe o que é?
Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe
Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.