CNIRM assina protocolo internacional para a inovação

Nos dias 11 e 12 de Fevereiro realizou-se no Palácio de Feiras e Congressos de Málaga (Espanha) o IV Transfiere -Fórum Europeu para a Ciência, Tecnologia e Inovação, um encontro que reúne empresas de base tecnológica, startups (empresas e centros de inovação que procuram desenvolver modelos de negócios capazes da ganhar amplitude e repetíveis), bem como grupos e centros de investigação.

Este fórum é um espaço que propicia o fomento de ideias de negócio, projectos e métodos de trabalho inovadores. Ali se podem conhecer em primeira mão, em intervenções de prestigiados especialistas de várias áreas, as mais recentes novidades no âmbito do conhecimento e da inovação.

O programa do IV Transfiere dividiu-se em três áreas especializadas distintas: «Empreendimento inovador ou inovação empreendedora», «Fórum das Plataformas Tecnológicas Espanholas» e «Fórum Internacional da Inovação».

João Lopes Candoso e José Luís Ruiz Espejo.

João Lopes Candoso e José Luís Ruiz Espejo.

O Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior (CNIRM) foi um dos que marcou presença neste Transfiere e já não foi a primeira vez que esteve em Málaga. Agora, a participação do CNIRM saldou-se pela celebração, logo no primeiro dia, de um protocolo de colaboração com o Parque Tecnológico da Andaluzia.

Segundo uma nota distribuída pelo Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, “este protocolo visa reforçar a cooperação entre ambas as entidades, impulsionar a investigação científica, tecnológica e inovação, bem como apoiar a actividade empresarial com base na troca de conhecimentos e experiências entre as duas entidades e as empresas e universidades a elas ligadas”.

Citando ainda a mesma nota de imprensa, regista-se que o vereador João Lopes Candoso, administrador da DESMOR, entidade gestora do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior e José Luís Ruiz Espejo, presidente do Parque Tecnológico da Andaluzia, referiram a importância deste protocolo como uma oportunidade de desenvolvimento para as regiões em que ambas as entidades se inserem e para os próprios países, através do impulso que poderá proporcionar à investigação científica e desenvolvimento tecnológico de empresas de ambos os lados da fronteira.

Para o autarca riomaiorense “apesar de o Centro de Negócios de Rio Maior ter iniciado a sua actividade apenas há 2 anos, tem vindo a crescer sustentadamente e este é mais um passo para que o desenvolvimento do concelho de Rio Maior tenha também por base as novas tecnologias e áreas de inovação”.

A comitiva que se deslocou a Málaga incluiu o director do CNIRM, Nuno Malta, o director da Escola Profissional de Rio Maior, Luciano Vitorino e em representação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Hugo Louro. Estes dois últimos terão aproveitado a oportunidade para estabelecer contactos com universidades e estabelecimentos de ensino locais, com vista à criação de uma rede de parcerias na Educação, tendo em vista o intercâmbio de conhecimento nas áreas de actuação das suas escolas.

No regresso, Candoso referiu aos demais vereadores a “excelente intervenção” de Nuno Malta em matéria de políticas internacionais de apoio ao empreendedorismo.

Categorias:Economia Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | NERSANT quer reforçar apoio a empresas de Rio Maior Região | NERSANT quer reforçar apoio a empresas de Rio Maior
Desafios futuros e incentivos às empresas em análise em Rio Maior Desafios futuros e incentivos às empresas em análise em Rio Maior
Escola da Aldeia de Além cedida a Associação Escola da Aldeia de Além cedida a Associação
O CNIRM e o seu novo Projeto «Yes you Emp!» O CNIRM e o seu novo Projeto «Yes you Emp!»

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.