Congresso de Ciências Jurídico-Empresariais no IPLeiria

Com Pedro Pais de Vasconcelos e Tiago Caiado Guerreiro

Congresso Internacional de Ciências Jurídico-Empresariais reúne especialistas na ESTG/IPLeiria

ipleiria

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria) acolhe nesta sexta-feira, dia 30/10/2015, a sétima edição do Congresso Internacional de Ciências Jurídico-Empresariais, sob o mote «Fusão, Cisão, Transformação, Dissolução e Liquidação de Sociedades». O evento contará com a presença de personalidades da área, nomeadamente Pedro Pais de Vasconcelos e Tiago Caiado Guerreiro.

“A academia não pode desligar-se de forma alguma do meio empresarial, e face ao atual contexto económico, entendemos que se justificava refletir sobre as várias incidências, societárias, laborais e fiscais, que as fusões, as cisões, as transformações, as dissoluções e as liquidações de sociedades apresentam às empresas”, explica Ana Lambelho, coordenadora do mestrado em Solicitadoria de Empresa e docente do Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG.

Regime fiscal das fusões de sociedades, registo comercial português, liquidação de sociedades e participação social na dissolução são alguns dos temas discutidos por conceituados oradores da área jurídica nacional.

«É nossa preocupação que as temáticas do Congresso sejam atuais e relacionadas com a vida das empresas, sempre numa perspetiva de aproximarmos a academia não só ao tecido empresarial da região, mas também aos profissionais do setor”, esclarece a docente.

“A verdade é que atualmente as reestruturações de empresas passam muitas vezes pela sua cisão ou fusão com outras, o que acarreta inúmeros problemas jurídicos. Já a temática relacionada com a dissolução e consequente liquidação de sociedades torna-se infelizmente mais candente, sobretudo em alturas de crise, como a atual. Esta realidade é comprovada pelo elevado número de dissoluções a nível nacional que em 2014 ascendeu a 39.826 e, no presente ano já contabiliza 21.785”, justifica ainda Ana Lambelho.

O Congresso é aberto ao público em geral, empresários e profissionais na área.

Fonte: Instituto Politécnico de Leiria

Categorias:Ciência Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Congresso da Causa Real em Rio Maior este fim de semana Região | Congresso da Causa Real em Rio Maior este fim de semana
Congresso Nacional de Dança Desportiva realiza-se em Rio Maior Congresso Nacional de Dança Desportiva realiza-se em Rio Maior
Testemunhas de Jeová vão realizar o seu Congresso em Santarém Testemunhas de Jeová vão realizar o seu Congresso em Santarém
ESTM/IPLeiria: certificação de qualidade renovada ESTM/IPLeiria: certificação de qualidade renovada

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.