CRITICAL Software Assegura Funcionamento da ExoMars

CRITICAL Software assegura funcionamento da Missão Espacial que inaugura uma nova era para a Europa na Exploração de Marte.

Membros da equipa do ExoMars, da Thales Alenia Space e da portuguesa CRITICAL Software.

Membros da equipa do ExoMars, da Thales Alenia Space e da portuguesa CRITICAL Software.

A CRITICAL Software foi escolhida pelo seu elevado know-how e pelo seu vasto leque de competências tecnológicas comprovadas na área da indústria espacial, para assegurar o bom funcionamento dos sistemas de bordo e dos equipamentos da missão espacial europeia a Marte, ExoMars. O lançamento da missão, que inaugura a entrada da Europa numa nova era de exploração e procura de sinais de vida e habitabilidade do Planeta Vermelho, está previsto para hoje, segunda-feira, dia 14 de março.

A participação da CRITICAL Software nesta missão teve início em 2013, e desde então a tecnológica portuguesa tem vindo a trabalhar em estreita parceria com a ESA e a Thales Alenia Space na implementação dos sistemas de controlo a bordo do satélite, visando garantir o seu funcionamento sem falhas em quaisquer circunstâncias.

A CRITICAL Software, empresa especializada no fornecimento de soluções de software para o suporte de sistemas de informação críticos e cuja génese está profundamente ligada ao setor espacial, é responsável por desenvolver e validar o software que controla a missão europeia a Marte – ExoMars, e os respetivos instrumentos de bordo, bem como por validar o sistema implementado no satélite e proceder aos testes do funcionamento do equipamento real, garantindo que não existem quaisquer falhas, e que todos os componentes dos vários fabricantes estão de acordo com os requisitos. O lançamento do ExoMars-TGO, num foguete russo Proton-M, que irá transportar no seu interior uma cápsula com uma sonda Schiaparelli, permitirá recolher amostras do solo de Marte e averiguará a possibilidade de habitabilidade do planeta. Este lançamento está previsto para hoje, segunda-feira, dia 14 de março, a partir do Cosmódromo de Baikonour, no Cazaquistão.

A ExoMars é uma ambiciosa missão científica, desenvolvida em conjunto pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Roscosmos, a Agência Espacial Russa, criada para investigar a possibilidade de vida em Marte. Esta missão insere-se no programa de longo prazo da ESA designado por Aurora, tendo como objetivo preparar futuras missões tripuladas.

O módulo Schiaparelli, que pesa 600 kg, irá viajar para Marte, no Trace Gas Orbiter (TGO). O TGO irá por sua vez entrar em órbita à volta de Marte, iniciando assim a sua missão de cinco anos para realizar um estudo aprofundado dos gases presentes na atmosfera, que estão potencialmente ligados à atividade biológica e geológica passada ou presente, como o gás metano.

Fonte: CRITICAL Software 

Categorias:Tecnologias Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Sociedade Ponto Verde por um verão mais amigo do ambiente Região | Sociedade Ponto Verde por um verão mais amigo do ambiente
Região | Susana Feitor, madrinha dos 10 km de Tagarro Região | Susana Feitor, madrinha dos 10 km de Tagarro
Região | Louvor do Município à Campeã Europeia dos 50 km Marcha Região | Louvor do Município à Campeã Europeia dos 50 km Marcha
Região | Requalificado o Olho de Água, há mais obras em Alcobertas Região | Requalificado o Olho de Água, há mais obras em Alcobertas

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.