Curso de Psicologia no Desporto é válido

• Quem o garante é Rita Santos Rocha, directora da Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Perante notícia recente, publicada num jornal da capital, de que os Cursos de Psicologia do Desporto e do Exercício ministrados na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) não têm validade, Região de Rio Maior confrontou a directora desta escola do Instituto Politécnico de Santarém, Dra. Rita Santos Rocha, sobre o assunto.

 — Em primeiro lugar, qualquer licenciatura ou mestrado, ou outro curso qualquer no ensino superior público em geral e na ESDRM em particular é devidamente autorizado pela Direcção Geral do Ensino Superior e é avaliado e acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, criada pelo Ministério da Educação e Ciência. Esta agência tem competências de avaliação dos cursos bem como para decidir a abertura de novos cursos ou o encerramento de cursos, competências essas que anteriormente eram da Direcção Geral do Ensino Superior. Portanto no ensino superior público não há cursos sem validade. Mesmo aqueles que agora não existem. Aquilo que aconteceu com os dois cursos de Psicologia do Desporto foi que a Agência entendeu que esta formação era mais característica do ensino universitário e não do ensino politécnico, e não quis acreditá-los – começou por explicar a directora.

 — Mas os cursos de Psicologia do Desporto e do Exercício chegaram a estar acreditados… Pode dizer-se que mudaram as regras a meio do jogo, para utilizar uma linguagem vulgar? – Questionámos.

 — Pode dizer-se que sim, porque houve um pedido de acreditação preliminar, como eles designam. Nós enviámos nove processos de cursos em funcionamento, mais um de uma nova licenciatura, e todos eles foram aprovados preliminarmente… Todos!

Rita Santos Rocha, directora da Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Rita Santos Rocha, directora da Escola Superior de Desporto de Rio Maior

 — A ESDRM avançou, licenciou 179 alunos em Psicologia do Desporto e do Exercício, 31 fizeram o mestrado… E agora?

 — Temos a funcionar o 1º e o 2º ano do curso, porque quem já estava inscrito no 1º ano tem o direito de acabar a sua licenciatura, perfeitamente válida; neste momento temos 12 alunos a tirar a licenciatura e 19 o mestrado. O problema é que os alunos licenciados em Psicologia do Desporto não podem autodenominar-se psicólogos; podem trabalhar como técnicos de psicologia do desporto, consultores de actividade física e bem-estar, na área de investigação, ou seja em áreas para as quais a sua formação de base seja adequada.

 — Como é que se sai disto?

 — Quem já é licenciado ou mestre pode candidatar-se às vagas dos concursos especiais dirigidos a titulares de cursos médios e superiores que abrem anualmente em todas as universidades do país. Em função do número de disciplinas a que for dada equivalência terão que fazer mais um conjunto de disciplinas para obterem a licenciatura em Psicologia. Por exemplo a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa apresentou uma proposta segundo a qual os alunos com a licenciatura ou o mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício da ESDRM, quando peçam o processo de equivalência e reconhecimento têm que fazer num ano 6 disciplinas: 3 por cada semestre.

Outras Universidades, que nós também contactámos, como as de Évora, do Algarve e de Trás-os-Montes e Alto Douro fizeram processos semelhantes – elucida a Dra. Rita Santos Rocha.

Este é, apenas, um pequeno resumo da entrevista publicada na nossa edição nº 1364 de 28 de Novembro de 2014.

Categorias:Educação Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Gestão do Desporto juntou mais de 300 congressistas Região | Gestão do Desporto juntou mais de 300 congressistas
Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid
Região | A Bagatuna tem 15 anos e novo magister: António Barreiro Região | A Bagatuna tem 15 anos e novo magister: António Barreiro
Região | 1ª Gala do Desporto abrangeu as áreas Escolar e Universitária Região | 1ª Gala do Desporto abrangeu as áreas Escolar e Universitária

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.