Dia Mundial da Árvore comemorado em Rio Maior

Rotary Club e Rotaract de Rio Maior celebraram com as escolas básicas o Dia Mundial da Árvore.

Os primeiros alunos a chegar foram os do Agrupamento Fernando Casimiro. Estão nesta foto com a presidente do Rotary, Alda Oliveira, a presidente da Câmara, Isaura Morais e o deputado municipal António Figueiredo.

Quarta-feira, 21 de março, segundo dia de primavera e Dia Mundial da Árvore. Pelas nove e meia da manhã, na semicircular que dá acesso ao portão da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, começaram a concentrar-se membros do Rotary Club local com a sua presidente, Alda Oliveira, autarcas, como a presidente do Município, Isaura Morais, que teve que se ausentar pouco depois, o vice-presidente Luís Filipe Santana Dias, a vereadora da Educação Ana Filomena Figueiredo e o presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior João Rebocho. Chegados os alunos e professores dos Agrupamentos de Escolas, procedeu-se à comemoração da efeméride.

À esquerda, Ana Filomena Figueiredo e à direita Tamara Branco quando falavam do Dia Mundial da Árvore.

“Pelo oitavo ano consecutivo o Rotary Club de Rio Maior conseguiu juntar numa única atividade o exteriorizar de dois dos seus grandes valores: o espírito de solidariedade, de entreajuda e o respeito pelo ambiente, que todos nós devemos cultivar” – resumiu a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Rio Maior. Ana Filomena Figueiredo sublinhou que a simbologia daquela plantação de novas árvores para comemorar o Dia Mundial da Árvore tinha ainda mais significado após um ano de violentos fogos florestais, como foi 2017.

As crianças foram auxiliadas na plantação das árvores por membros do Rotary e do Rotaract e por trabalhadores do Município.

Alunos da EB Fernando Csimiro. Em segundo plano estão alguns alunos que anteriromente também já plantaram, cada um sua árvore.

De registar a presença neste ato simbólico, de alguns dos jovens que participaram na primeira iniciativa deste projeto rotário, porque, tal como todos os outros que se lhes seguiram ano após ano foram, no seu tempo, considerados alunos Melhores Companheiros nas turmas de 5.º ano das respetivas escolas básicas.

São já 80 as árvores plantadas em vários pontos da cidade de Rio Maior para assinalar o Dia Mundial da Árvore, a maioria das quais Prunus Kanzan, uma espécie de cerejeira que se cobre de flores cor-de-rosa. Na primeira vez que a iniciativa se realizou foram plantados 10 carvalhos americanos ao longo da ciclovia/pedovia que liga a cidade à entrada das Salinas da Fonte da Bica.

Alda Oliveira distribuindo pelos alunos a identificação provisória que cada um iria colocar na árvore por si plantada.

Nos últimos anos o projeto tem sido impulsionado conjuntamente pelo Rotary e pelo Rotaract de Rio Maior que, como em 2017, esteve representado por Tamara Branco; a jovem encarregou-se de contextualizar o momento para os 10 alunos – 5 do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, cujo diretor, Paulo Almeida, os acompanhou e 5 do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, cada um deles designado pelos colegas de turma como sendo Melhor Companheiro –, após o que Alda Oliveira, presidente do Rotary Club de Rio Maior, lhes entregou uma folha resguardada em plástico que os identifica, provisoriamente, como autores da plantação das árvores; posteriormente será implantada junto de cada árvore uma placa com o nome do aluno ou aluna que a plantou, na perspetiva de que, quando adultos e também eles com filhos nas escolas, se sentirão orgulhosos de lhes contar “fui eu que plantei esta árvore”. No terreno no centro da semicircular de acesso à ESDRM são já 20 as árvores plantadas; restam 19 porque uma “desapareceu”…

Auxiliada por Alda Oliveira, a aluna Melhor Companheira Margarida Marques, da EB Marinhas do Sal, foi a primeira dos 10 alunos a plantar uma das árvores.

Participaram nesta plantação de árvores os seguintes alunos Melhores Companheiros: Margarida Marques, Maria Inês Colaço, Tomás Colaço Rosa, Joana Loureiro, Bruno Silva Carvalho, Maria Zibaia, Margarida Matos Palminha, Alexandre Morari, Matilde Henriques Fonseca e Joana Margarida Coito Bernardes.

No final tirou-se esta foto de família.

Finda a plantação, juntaram-se todos para esta foto de família.

Texto e fotografias: Carlos Manuel

Categorias:Educação Tags: , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Rio Maior Sport Clube na Série 5 da Taça do Ribatejo Região | Rio Maior Sport Clube na Série 5 da Taça do Ribatejo
Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí
Região | 100 na apresentação pública do PEDU Rio Maior Região | 100 na apresentação pública do PEDU Rio Maior
Região | Requalificação arranca no centro de Rio Maior e Villa Romana Região | Requalificação arranca no centro de Rio Maior e Villa Romana

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.