Diabesidade, um problema grave de saúde

Diabesidade, a doença que mais cresce no Mundo

Texto: Garcia Cruz.

Texto: Garcia Cruz.

Segundo dados da OMS, quase dois mil milhões de adultos do mundo tinham excesso de peso em 2014, dos quais 600 milhões eram obesos. Esta mesma organização (OMS) estima também que em 2030 existirão aproximadamente 450 milhões de diabéticos no planeta e um grupo ainda maior de pessoas perigosamente próximo de sofrer da doença. Se tivermos também em conta que cerca de 80% dos diabéticos tipo 2 (o tipo mais frequente) estão acima do peso ou têm mesmo algum grau de obesidade (ambas as patologias estão intimamente relacionadas) então o quadro é explosivo. A verdade é que uma pessoa obesa (não param de aumentar) tem um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, nomeadamente pela maior dificuldade da insulina em transportar a glicose para dentro das células (o seu acumulo no sangue significa diabetes e um monte de problemas). Se ambas as doenças se juntam na mesma pessoa (diabetes e obesidade) então temos um novo e ainda mais preocupante problema a que já se chama diabesidade.

Estudos recentes indicam que comer mal, comer em excesso, não praticar actividade física e ter outros hábitos inadequados, como por exemplo fumar, pode estimular a manifestação de genes que aumentam o risco de diabesidade, cujos danos ao organismo passam pela hipertensão, impotência sexual, insuficiência cardíaca e renal, AVC, amputações e cegueira.

A melhor forma de evitar este grave problema de saúde é mudar de estilo de vida. Uma alimentação saudável, sem comida de “plástico”, reduzir drasticamente o consumo de açúcar (doce veneno), beber água de boa qualidade (somos 70% de água), ter uma boa higiene mental e praticar atividade física regular e sem excessos, para impedir ou reduzir o excesso de gordura corporal e sobretudo o excesso de gordura intra-abdominal é o que de melhor pode ser feito para nos mantermos longe da doença que mais cresce no mundo: a DIABESIDADE.

Os obesos de hoje serão os diabéticos de amanhã. Pior que o avanço da obesidade é a epidemia global de diabesidade.

É urgente ser inteligente. É urgente mudar de vida.

Nota: texto em desconformidade com o Acordo Ortográfico.

Categorias:Saúde Tags: , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | 14 de novembro é Dia Mundial da Diabetes Região | 14 de novembro é Dia Mundial da Diabetes
Região | Diabetes em Movimento® arrancou este mês na ESDRM Região | Diabetes em Movimento® arrancou este mês na ESDRM
Região | Agosto, tempo de férias e calor… Cuide do seu coração! Região | Agosto, tempo de férias e calor… Cuide do seu coração!
Região | Portugal concentrou-se em Rio Maior para o Mundial DSISO’18 Região | Portugal concentrou-se em Rio Maior para o Mundial DSISO’18

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.