«Engenheiro por um dia» na Sibelco Portuguesa

Ciências Naturais requerem «Engenheiro por um dia» na Sibelco Portuguesa

eng_por_um_dia_alunos001

No dia 8 de março, a turma A do 5ºano do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, foi a primeira das 5 turmas deste ano de escolaridade a estar presente na Sibelco Portuguesa para a realização da atividade «Engenheiro por um dia». Seguir-se-iam as restantes turmas. No final terão passado 100 alunos da escola por esta empresa numa parceria que já dura há vários anos e que tem contribuído para proporcionar excelentes momentos de aprendizagem.

“Com esta iniciativa pretende-se desenvolver diversas competências relacionadas com os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente o estudo das rochas e minerais, os métodos de tratamento das águas residuais e o conhecimento de instrumentos e técnicas laboratoriais no estudo dos minerais. Promove-se também a interligação entre a empresa e a Escola, permitindo o conhecimento da atividade desenvolvida pela empresa, nomeadamente a exploração sustentável dos recursos naturais da região e a atividade desenvolvida pelas  engenheiras químicas que coordenam a atividade”, explica o professor Carlos Ribeiro.

Acompanhados por uma engenheira química, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de extração das areias, a sua limpeza e as suas aplicações na indústria. Visitaram ainda o laboratório onde observaram, com ajuda de uma lupa, amostras de minerais.

Foi estabelecido um diálogo interessante entre os alunos e as engenheiras sobre aspetos relacionados com a responsabilidade social e ecológica da empresa, no sentido do uso sustentável dos recursos naturais. Neste âmbito, os alunos realizaram uma atividade prática que consistiu na produção de um filtro artesanal de água.

eng_por_um_dia_alunos002

“Esta iniciativa pretende ainda fomentar o gosto pela atividade científica e eventualmente despertar nos alunos a vontade de enveredarem por carreiras/profissões no domínio da ciência, matemática e das engenharias.        Consideramos que o contacto das crianças com o mundo empresarial e com diversas profissões é um dos aspetos mais importantes da sua formação”, sublinha o mesmo docente, acrescentando: “A Escola agradece à Sibelco Portuguesa e aos seus profissionais toda a colaboração prestada ao proporcionarem aos seus alunos uma vivência diferente e muito interessante. Os alunos demonstraram muita curiosidade e participaram de forma entusiástica nas atividades propostas. Esta experiência de ensino constituiu uma mais valia na aprendizagem e na formação dos nossos jovens.”

Carlos Ribeiro é Embaixador do projeto Scientix*

* Projeto europeu dedicado à promoção do ensino das ciências naturais a nível europeu.

Categorias:Educação Tags: , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Agrupamento Marinhas do Sal distinguiu 115 alunos Região | Agrupamento Marinhas do Sal distinguiu 115 alunos
Região | Agrupamento Fernando Casimiro inaugura espaços educativos Região | Agrupamento Fernando Casimiro inaugura espaços educativos
O Centro Escolar de Asseiceira está formalmente inaugurado O Centro Escolar de Asseiceira está formalmente inaugurado
Boccia: pódio para o Agrupamento Marinhas do Sal Boccia: pódio para o Agrupamento Marinhas do Sal

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.