EPRM: Estágios Transnacionais Leonardo da Vinci. Uma experiência pessoal e profissional

A Escola Profissional de Rio Maior orgulha-se de ser uma instituição que se preocupa com o futuro dos seus alunos e, atenta aos estudos que indicam que os jovens que efectuaram um estágio transnacional têm maior facilidade e probabilidade de conseguir um emprego qualificado, facultou-lhes a oportunidade de, numa outra realidade, alargarem os seus horizontes.

Através de candidaturas ao programa Leonardo Da Vinci, 21 alunos da EPRM voaram rumo a Leipzig (Alemanha) e Barcelona (Espanha), para desenvolverem as suas competências no âmbito da prática em contexto de trabalho, parte integrante do plano curricular dos Cursos Profissionais (nível IV).

O grupo em visita na cidade de Leipzig.

O grupo em visita na cidade de Leipzig.

Em Leipzig, entre 20 de Janeiro e 1 de Março de 2014, cinco alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Frio e Climatização, seis alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Electromecânica e cinco ex-alunos tiveram oportunidade de pôr em prática as aprendizagens e as competências adquiridas em contexto de sala de aula/oficina, através do trabalho efectuado na empresa que os acolheu. No que diz respeito às experiências pessoais, culturais e linguísticas de que beneficiaram, refira-se que os alunos foram muito bem recebidos no seio da empresa, sendo que as pessoas envolvidas no processo evidenciaram uma postura muito hospitaleira e profissional, o que proporcionou aos alunos um ambiente muito agradável, facilitador da integração, num cenário e numa realidade totalmente nova e fora da zona de conforto.

Foram-lhes concedidos bilhetes colectivos para se poderem deslocar livremente nos transportes públicos da cidade, tais como, o comboio, o autocarro e o eléctrico, o que lhes permitiu explorar facilmente a cidade. Entre outros locais, visitaram o zoo da cidade, efectuaram patinagem no gelo e visitaram vários pontos turísticos da cidade de Leipzig como o centro comercial da estação de comboios,  bares e edifícios importantes como a Panorama Tower, entre outros.

Todos estes 16 jovens obtiveram nota máxima da parte da entidade receptora. Aliás, reconhecendo a qualidade do trabalho executado pelos alunos, a empresa convidou alguns deles a darem formação a jovens de outras nacionalidades que estagiavam no mesmo local.

Em Barcelona, cinco alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Transportes, cinco alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Instrumentação e cinco ex-alunos, que estagiaram nesta cidade, capital da região da Catalunha, foram distribuídos por diferentes empresas das áreas da Gestão de Transportes, da Electricidade e da Manutenção.

O grupo de Barcelona.

O grupo de Barcelona.

Visita a Camp Nou (estádio do FC Barcelona).

Visita a Camp Nou (estádio do FC Barcelona).

Este misto de estágios curriculares com visitas de estudo está incluído no conjunto de propostas educativas colocadas ao serviço da escola e dos alunos, que permitem abordagens amplas e integradoras, e uma oportunidade de combinar na prática o ato educativo.

Pode ler esta notícia em maior detalhe no Nº 1335 de 9 de Maio de 2014 da edição em papel do seu jornal regional de eleição.

Categorias:Educação Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

EPRM e AECRM cooperam em inquérito ao tecido empresarial EPRM e AECRM cooperam em inquérito ao tecido empresarial
EPRM promoveu MarkeTHINKing Day e já pensa no próximo EPRM promoveu MarkeTHINKing Day e já pensa no próximo
Breves de Rio Maior Breves de Rio Maior
João e Beatriz em estágio internacional de dança João e Beatriz em estágio internacional de dança

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.